NOTÍCIAS

24-NOV-2023

Três comunidades recebem novos elevados do projeto Salta-Z

As entregas garantem mais segurança e efetividade para o abastecimento de água potável nas ilhas

#ÁguaTratada POR NATALIA 24 DE NOVEMBRO DE 2023

Parceria entre Prefeitura de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde, o Salta-Z garante água de qualidade para comunidades ribeirinhas com dificuldade de acesso a esse direito fundamental

Água potável em casa. Agora, isso tornou-se possível para centenas de famílias da região das ilhas de Abaetetuba. Na quarta-feira 22, foram entregues as estruturas que garantem água de boa qualidade para abastecer as comunidades ribeirinhas do Urubuéua-Cabeceira, Paramajó e Gurajuba. É o resultado da retomada do projeto Salta-Z, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde.

Nesse acordo de cooperação técnica, o município construiu, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, três elevados de concreto para as caixas d´água, enquanto a Funasa fica responsável pelo acompanhamento técnico e pelos kits Salta-Z (abreviatura para Solução Alternativa de Tratamento da Água com Zeólita). Os próprios moradores passam por um treinamento, para que possam manusear esse sistema de purificação de água.

A parceria entre a Prefeitura e a Funasa foi retomada em 2022. Desde então, o governo municipal vem se empenhando em mapear os locais que devem ser beneficiados e construir os elevados em alvenaria, bem mais seguros e duráveis em relação aos que eram feitos anteriormente em madeira. "É mais um reforço para a caixa d'água e uma segurança para nós, que entramos para fazer o tratamento da água, a dosagem do cloro e do sulfato" disse a agente de saúde Rosa Fonseca, do rio Paramajó.

O Salta-Z atende 59 comunidades ribeirinhas de Abaetetuba. No dia de festa para as famílias atendidas, a prefeita Francineti Carvalho destacou a importância do projeto para a vida das populações dessas áreas distantes da sede do município: "A entrega desse equipamento social influencia diretamente na saúde dos ribeirinhos, por ser a má qualidade da água uma das maiores causas de doenças de veiculação hídrica, como diarréia e doenças de pele, entre várias outras e enfermidades", destacou a gestora.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Edição: Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola reformada à população

Com essa unidade, a Administração Municipal alcança o marco de cinco escolas reformadas devolvidas à população nos dois primeiros meses deste ano

#Tecnologia Há 5 dia(s)

Prefeitura promove treinamento para implantação de serviços digitais

A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.

#FestivalDoMiriti Há 5 dia(s)

MiritiFest 2024: Prefeitura realiza escuta dos artesãos para construção da 20ª edição do festival

Artesãos e represetantes da gestão municipal dialogaram para a construção de mais uma edição histórica do tradicional festival cultural abaetetubense.

#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

Abaetetuba participa de evento sobre desenvolvimento regional promovido pelo Sebrae/Pa

Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.

#SeloUnicef Há 6 dia(s)

Meu Nuca é Topity: Prefeita recebe jovens premiados em maratona nacional do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Abaetetuba foi destaque na maratona para divulgar o chatbot que tem como objetivo melhorar a autoestima de adolescentes

#Habitação Há 11 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza atualização cadastral do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Todos os inscritos da faixa 1 - Residencial Chico Narrina devem comparecer ao Setor de Habitação para atualização da demanda.

#Gestão Há 11 dia(s)

Trabalho integrado da Prefeitura e Governo do Pará garantem mais benefícios para Abaetetuba

O município foi contemplado com os Programas “Sua Casa”, “Regulariza Pará" e recebimento de novas viaturas policiais.

#Carnaval Há 12 dia(s)

Carnaval Abaetetuba 2024: planejamento garantiu eficácia do serviço de limpeza e coleta seletiva no corredor da folia

Cerca de 50 funcionários realizam as ações de varrição, coleta seletiva e lavagem do corredor da folia e arredores

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito