NOTÍCIAS

12-JAN-2024

Mais de 400 alunos da rede municipal são formados como multiplicadores do PROERD

O programa educacional da PMPA trabalha o combate às drogas e a violência no âmbito das escolas públicas

#Segurança POR NATALIA 12 DE JANEIRO DE 2024

Alunos do 5º ano de 7 escolas municipais participaram da culminância, após seis meses de formação

Alunos da rede municipal de ensino de Abaetetuba receberam os certificados de conclusão dos cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A solenidade de formatura do Proerd foi realizada na terça-feira 9, no Ginásio Poliesportivo Hildo Carvalho.

Nessa etapa, o 31° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Abaetetuba, celebrou parceria com a Prefeitura, tornando possível oferecer as disciplinas do Proerd a 403 alunos de dezessete turmas do 5° ano de sete escolas públicas, num trabalho coordenado pela Secretaria de Educação.

O objetivo desse programa é contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes, ensinando-as como se manter longe das drogas e viver de maneira saudável.

Foram seis meses de aulas ministradas pelos Policiais Proerdianos Cabo da Polícia Militar Eduardo Baia e Cabo PM Luciane Gonçalves Ferreira, capacitados pedagogicamente para a função. Nesse período, os estudantes puderam contar com o apoio dos familiares e comunidade.

No ano letivo de 2023, as escolas escolhidas para aplicação do programa, seguindo os critérios de vulnerabilidade social e quantitativo de alunos do 5º ano que migrarão para a rede estadual de educação, foram Maria Zaíde Cardoso , Laura dos Santos Ribeiro, Dr. Francisco Leite Lopes, Joaquim Mendes Contente, Santa Clara, Santa Anastácia e Pedro Ferreira Costa

Na ocasião, foram lidas três redações que mais se destacaram, escritas por alunos do programa, sobre suas experiências com o Proerd. Premiações como Tratamentos Odontológicos foram entregues a estudantes que se mostraram mais proativos durante o curso. A programação incluiu apresentações culturais e o juramento coletivo dos alunos, prometendo aos pais, escolas e comunidade: Resistência às drogas e à violência, respeitar e honrar as pessoas

Em seu discurso de saudação aos formandos, a prefeita Francinete Carvalho elogiou os alunos pelo juramento que fortalece a cultura de paz no município e salientou que Abaetetuba está fora da lista de cidades mais violentas do Brasil. O combate à violência se faz, acima de tudo, com a prevenção, educação, cultura, esporte e ensinando as crianças a importância de respeitarmos as diferenças, destacou a prefeita.

Em Abaetetuba, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência atua desde 2009. O Coronel Anilson Almeida, coordenador do Proerd no município, destacou a importância do apoio da Prefeitura Municipal ao projeto: Esse apoio contribuiu para que esse conhecimento repassado pela polícia militar aos alunos das escolas municipais chegasse também às famílias".

O aluno João Lucas, de 10 anos, da Escola Santa Anastácia falou sobre os aprendizados que recebeu durante o curso: Foi muito bom aprender a ficar longe das drogas e a respeitar o próximo. Mirla Júlia, de 11 anos, da Escola Francisco Leite Lopes também comentou: aprendi a nunca deixar minha família e eu dizermos sim para as drogas.

Na mesa de honra estiveram presentes a Prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho; Secretário de Educação Jefferson Felgueiras; Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, Helde Silva; Coronel Anilson Almeida, do Centro de Policiamento Regional IX e o Presidente da Câmara Municipal, Aluísio Corrêa.

O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar nas redes de ensino público e privado de todo o Brasil com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência, aplicado por meio de um esforço cooperativo entre Polícia Militar, Família e Escola.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 25 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 27 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 27 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 28 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 32 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 33 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 34 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 39 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito