NOTÍCIAS

22-FEV-2024

Prefeitura promove treinamento para implantação de serviços digitais

A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.

#Tecnologia POR NATALIA 22 DE FEVEREIRO DE 2024

Na tarde desta quinta-feira (22), foi realizado um treinamento aberto a todos os interessados na utilização dos aplicativos e plataformas do programa "Abaetetuba Mais Digital", por meio do qual a Administração Pública Municipal vai implementar um conjunto de ferramentas digitais para serviços e processos como licenciamentos e gestão tributária.

O encontro proporcionou o início da adaptação, especialmente de contadores, com o ecossistema composto por aplicativos e plataformas por meio dos quais passarão a ser resolvidas questões relativas à emissão de notas fiscais, pagamento de tributos, requerimentos de licenças, abertura e regularização de empresas, emissão de alvará, entre outros.

O treinamento foi mediado por representantes da Secretaria Municipal de Finanças e da empresa vencedora da licitação para operar o sistema no município, a GovTech Desenvolve. Os futuros usuários tiveram oportunidade de receber uma ampla gama de informações e orientações sobre a plataforma ISS Digital, a qual será a primeira a entrar em operação no município, com ativação prevista para o início do mês de abril. Também foi possível tirar dúvidas e receber esclarecimentos sobre o embasamento legal e as vantagens da transição para o modelo de Governo Digital.

Amanda Farias, coordenadora de projetos da Desenvolve destaca que as ferramentas garantem mais autonomia aos cidadãos na relação com a Administração Pública e promovem melhorias para ambas as partes. "O objetivo principal é reduzir os gastos, facilitar para que esse empreendedor possa ter essa autonomia na solicitação do seu serviço. Ele vai ter tudo isso na palma da sua mão, basta ter internet que ele vai ter acesso a todos esses serviços de uma forma rápida, prática e sem burocracia", assinalou.

O contador Manuel Martins revela ter boas expectativas para a implantação do sistema que, em sua avaliação, vai melhorar agilizar os processos e facilitar a vida de quem atua na área contábil. "A questão do espaço, a questão das filas. Isso vai tirar muito, vai ser praticamente resolvido 90% dos nossos problemas como contador, como representantes das empresas, para a gente poder tirar essa questão da espera", assinalou o profissional que também é representante do Conselho Regional de Contabilidade no município.

A implementação de serviços digitais promove maior celeridade nos processos, colaborando para que a Administração atue de forma mais eficiente. Com a implantação do ecossistema de serviços digitais, a Prefeitura de Abaetetuba espera estar ainda mais próxima e acessível à toda população.

O secretário municipal de finanças, Rômulo Barros, apontou o fácil acesso ao novo sistema como um importante diferencial desse processo de transição para o Governo Digital. "A partir de um celular ou de um dispositivo conectado à internet, você terá acesso, do conforto da sua casa, para dar entrada em toda essa documentação e, por fim, consegue imprimir, também de casa, o nosso alvará, nossa certidão negativa", assinalou.

O processo de migração para o Governo Digital em Abaetetuba encontra-se em fase de implantação e começará a ser efetivado por meio do cadastro de empresários, contadores e demais usuários, cujo período para realização será anunciado em breve pela Prefeitura em seus canais oficiais. A previsão para início das atividades das novas ferramentas digitais é para o dia 1º de abril.

Texto: Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 5 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 11 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 14 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 18 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 19 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito