A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.
Na tarde desta quinta-feira (22), foi realizado um treinamento aberto a todos os interessados na utilização dos aplicativos e plataformas do programa "Abaetetuba Mais Digital", por meio do qual a Administração Pública Municipal vai implementar um conjunto de ferramentas digitais para serviços e processos como licenciamentos e gestão tributária.
O encontro proporcionou o início da adaptação, especialmente de contadores, com o ecossistema composto por aplicativos e plataformas por meio dos quais passarão a ser resolvidas questões relativas à emissão de notas fiscais, pagamento de tributos, requerimentos de licenças, abertura e regularização de empresas, emissão de alvará, entre outros.
O treinamento foi mediado por representantes da Secretaria Municipal de Finanças e da empresa vencedora da licitação para operar o sistema no município, a GovTech Desenvolve. Os futuros usuários tiveram oportunidade de receber uma ampla gama de informações e orientações sobre a plataforma ISS Digital, a qual será a primeira a entrar em operação no município, com ativação prevista para o início do mês de abril. Também foi possível tirar dúvidas e receber esclarecimentos sobre o embasamento legal e as vantagens da transição para o modelo de Governo Digital.
Amanda Farias, coordenadora de projetos da Desenvolve destaca que as ferramentas garantem mais autonomia aos cidadãos na relação com a Administração Pública e promovem melhorias para ambas as partes. "O objetivo principal é reduzir os gastos, facilitar para que esse empreendedor possa ter essa autonomia na solicitação do seu serviço. Ele vai ter tudo isso na palma da sua mão, basta ter internet que ele vai ter acesso a todos esses serviços de uma forma rápida, prática e sem burocracia", assinalou.
O contador Manuel Martins revela ter boas expectativas para a implantação do sistema que, em sua avaliação, vai melhorar agilizar os processos e facilitar a vida de quem atua na área contábil. "A questão do espaço, a questão das filas. Isso vai tirar muito, vai ser praticamente resolvido 90% dos nossos problemas como contador, como representantes das empresas, para a gente poder tirar essa questão da espera", assinalou o profissional que também é representante do Conselho Regional de Contabilidade no município.
A implementação de serviços digitais promove maior celeridade nos processos, colaborando para que a Administração atue de forma mais eficiente. Com a implantação do ecossistema de serviços digitais, a Prefeitura de Abaetetuba espera estar ainda mais próxima e acessível à toda população.
O secretário municipal de finanças, Rômulo Barros, apontou o fácil acesso ao novo sistema como um importante diferencial desse processo de transição para o Governo Digital. "A partir de um celular ou de um dispositivo conectado à internet, você terá acesso, do conforto da sua casa, para dar entrada em toda essa documentação e, por fim, consegue imprimir, também de casa, o nosso alvará, nossa certidão negativa", assinalou.
O processo de migração para o Governo Digital em Abaetetuba encontra-se em fase de implantação e começará a ser efetivado por meio do cadastro de empresários, contadores e demais usuários, cujo período para realização será anunciado em breve pela Prefeitura em seus canais oficiais. A previsão para início das atividades das novas ferramentas digitais é para o dia 1º de abril.
Texto: Susan Santiago - Ascom/PMA