11-MAR-2024

Comunidade ribeirinha recebe a 12ª Caravana da Cidadania promovida pela Prefeitura de Abaetetuba

Foram mais de 30 serviços e ações de para fortalecimento da cidadania, além da entrega de legados importantes para o território ribeirinho.

#CaravanaDaCidadania POR NATALIA 11 DE MARÇO DE 2024

Certificação das participantes de um dos cursos de qualificação profissional oferecidos na Caravana da Cidadania do Rio Quianduba

Mais de trinta serviços foram ofertados ao longo dos últimos quinze dias, na localidade ribeirinha do Rio Quianduba, na ampla programação da 12ª edição da Caravana da Cidadania. A ação integrada, que envolve todas as Secretarias Municipais, promoveu uma movimentação intensa na comunidade entre os dias 9 e 10 de março, nos quais ocorreu a culminância da ação que leva o trabalho integrado entre as Secretarias Municipais para quem reside fora da área urbana do município.

Para garantir melhor atendimento e uma boa organização para a grande ação, as ações foram distribuídas em quatro pontos estratégicos da localidade: A recém reinaugurada Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dionísio Hage, o Centro de Referência de Assistência Social-CRAS (Pólo 7), o Centro Comunitário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a Unidade Básica de Saúde Dr. Augusto Nery, a UBS fluvial.

Emissão de documentos, cadastros da assistência social, atendimento médico, exames, vacinação e testes rápidos, cursos, oficinas e palestras, assessoria jurídica, assistência psicossocial, distribuição de hortaliças, matapis e pintos caipirões foram alguns dos serviços prestados à população ribeirinha. Além do Rio Quianduba , moradores de outras localidades como a Comunidade Bacuri, Gibariguara, Tucumanduba e Furo Grande também participaram das ações, aproveitando a facilidade de acesso aos serviços públicos promovida pela Caravana.

Dona Sandra Ribeiro (47), festejou a oferta de serviços no Rio Quianduba, onde reside. "Muitos benefícios como na área da saúde, entrega de pintos pra gente criar, matapi." A ribeirinha ainda expressou o desejo que outras pessoas tenham acesso facilitado aos serviços da Prefeitura por meio da Caravana. "Que outras comunidades também possam ter essa oportunidade, porque é muito bom essa caravana acontecer em nossa localidade" avaliou.

A cada edição da Caravana da Cidadania, o Governo Cuidando de Todos deixa um legado para as comunidades assistidas. Desta vez, os moradores da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foram beneficiados com a revitalização do Centro Comunitário e a reconstrução da ponte de acesso ao local, entregues ainda durante a Caravana. E em breve poderão festejar a entrega das reformas que estão em curso na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Casa das Mães (local de apoio para mães com crianças pequenas durante os eventos da comunidade católica) e na Unidade Básica de Saúde da localidade.

A prefeita Francineti Carvalho enfatizou a importância dos momentos de escuta da comunidade promovidos pela Caravana. "São diversas reuniões realizadas com lideranças locais, com a comunidade em geral, que aponta suas demandas", afirmou.

Para a agricultora, Maria Chaves (58), as obras realizadas pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba impactam positivamente na vida da população ribeirinha. "A ponte estava caindo toda, mas agora está uma maravilha, uma coisa muito boa pra escola e para a comunidade que está muito bonita", avaliou.

No sábado à noite, no Centro Comunitário, 19 casais oficializaram a união diante de familiares e amigos, com o tão aguardado "sim", no casamento comunitário, um dos momentos mais simbólicos e esperados em todas as edições da Caravana..

No Domingo, o último dia da verdadeira maratona de cidadania promovida pela Prefeitura reiniciou com as partidas finais dos torneios de futebol masculino e feminino, cujos times campeões foram premiados com troféus e o valor simbólico de 500 reais, fortalecendo o incentivo à prática de esportes. Os serviços de cidadania continuaram durante todo o dia.

Antes mesmo do fim desta edição, o Governo Cuidando de Todos já começou a organizar a próxima edição da Caravana, que será realizada no ramal do Maranhão, com a culminância marcada para os dias 27 e 28 de Abril. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Abaetetuba para mais informações.