NOTÍCIAS

02-MAR-2023

Deslizamento: operação de aumento do polígono de risco foi executada nesta quinta-feira (02)

A área afetada segue sob estudos técnicos e sociais, além de receber ações para conter os impactos físicos e sociais do desastre

#DefesaCivil POR NATALIA 02 DE MARÇO DE 2023

Critérios técnicos fundamentaram a ampliação da área isolada

Na tarde desta quinta-feira (2), uma comissão esteve na área afetada para estabelecer a ampliação da polígono de risco oriundo do movimento de massa registrado nos bairros São José e São João no último domingo (26).

O grupo foi composto pela coordenação do Comitê de Sistema de Comando em Desastre, Defesas Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço Geológico do Brasil e Secretarias Municipais de Obras e de Assistência Social.

Por prevenção e para melhor andamento do trabalho na área, as barreiras físicas de isolamento foram deslocadas, demarcando uma área mais extensa. A decisão é fundamentada em critérios técnicos, que englobam a geologia da área, questões climatológicas e a previsão de alta da maré. "O lugar está 24 horas monitorado pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual. Existe parâmetros científicos que estão sendo utilizados, da evolução do desastre", esclareceu o coordenador do Comitê de Sistema de Comando em Desastre, Augusto Lima.

A retirada dos moradores do local será executada de forma ordenada, sem a necessidade de evacuação imediata dos novos trechos alcançados. A Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social já iniciaram o levantamento das informações relativas ao número de imóveis e atualização da quantidade de famílias afetadas pelo desastre.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, já iniciou o estudo social das famílias que residem no novo trecho alcançado pelo isolamento. O trabalho de cadastramento conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que têm ajudado na identificação de quem é, de fato, morador da área. Reforço que ajuda a evitar fraudes, por parte de pessoas que estão se aproveitando do momento para tentar acessar indevidamente os benefícios concedidos às famílias afetadas.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Josiane Baía, destacou a importância da integração com a Secretaria de Saúde para filtrar as pessoas aptas a acessar os benefícios assistências. "Nós nos preocupamos em fazer isso porque na primeira situação muitas pessoas tiveram que ser evacuadas sem ter todos os cadastros prontos. Nós tivemos dificuldades porque muitas pessoas, infelizmente, se aproveitaram da situação", declarou a gestora.

O coordenador do Comitê de Sistema de Comando em Desastre reforça que toda ação está ordenada e coordenada, de forma a assegurar a redução dos danos humanos e prejuízos sociais no curso da operação. "Temos a possibilidade de fazer o aumento gradativo e uma retirada gradativa, sem precisar evacuar. Ou seja, sem precisar tirar as pessoas só com a roupa do corpo. Se não aparecer nenhuma situação do epicentro do desastre, nós temos tempo de fazer a retirada dessas famílias, ordenadamente. Elas vão poder retirar os seus pertences, retirar os seus bens, com total apoio do Município e do Estado", avaliou o coronel da reserva do CBM, Augusto Lima,

O Comitê de Sistema de Comando em Desastre, criado pelo Decreto Municipal nº 156/2023, é o órgão de articulação que coordena a atuação da gestão municipal e demais forças envolvidas para prestar assistência às famílias atingidas, além de monitorar e conter os riscos na área.

Em 26 de fevereiro o Decreto Municipal nº 157/2023 declarou Situação de Emergência nas áreas do município de Abaetetuba afetadas pela erosão de margem fluvial por 180 dias. Em 27 de fevereiro, o decreto foi homologado pelo Governo Estadual e em 1º de março a situação foi reconhecida em nível Federal, por portaria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SeloUnicef Há 46 dia(s)

Abaetetuba conquista pela terceira vez o Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

O município se destacou pelos avanços em saúde, educação e assistência social, superando a média nacional dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

#Saúde Há 213 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 215 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 215 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 216 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 220 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 221 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 222 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito