Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.
Nos dias 14 e 15 de maio, a Prefeitura de Abaetetuba por meio da Secretaria de Educação esteve presente em sete comunidades de territórios rurais e ribeirinhos para assinar os Termos de Ordem de Serviços para início das construções de novas escolas de ensino infantil e fundamental, no município.
Com os novos empreendimentos escolares a serem construídos no território das águas, se encerra o ciclo das últimas escolas feitas em madeira. Contabilizando as unidades já entregues, as que estão em processo de construção e as que tiveram a ordem de serviço assinadas, a Prefeitura de Abaetetuba em quase 4 anos, garantiu à população, 20 novas instituições pedagógicas que fortalecem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores da rede pública de ensino.
Para Leidiane Silva, gestora da Escola Bom Pastor, na Comunidade Rio Sapucajuba, a assinatura de ordem de serviço trouxe esperança "A gente está esperando com muito entusiasmo, estamos felizes porque achávamos que não vinha", disse. Seu Ingrediel Oliveira, morador da comunidade Marinquara, festejou "Era um sonho que estava enterrado, a partir desse momento vai ser cumprido, porque buscar sabedoria, ser educado é cada vez mais agradável", complementou.
As localidades contempladas com as novas escolas construídas em alvenaria, são elas, Rio Sapucajuba, Rio Marinquara, Rio Jarumã, Furo Gentil, Cuitinga, Ramal Camurituba Centro e Camurituba Beira. As construções seguem o mesmo padrão estrutural composto por duas salas de aula, sala da diretoria, sala administrativa, copa-cozinha, refeitório e três banheiros, um deles para pessoas com deficiência.
A Prefeita Francineti Carvalho destacou a importância de oferecer um ambiente adequado para uma melhor qualidade nos estudos dos estudantes da rede municipal "Os espaços novos, construídos em alvenaria darão melhores condições pedagógicas para nossas crianças" afirmou.
"É uma honra muito grande poder transformar vidas, a gente sabe que construir escolas têm essa capacidade de realizar sonhos" declarou , Jefferson Felgueiras, Secretário Municipal de Educação.
Entre as autoridades presentes nas visitas às escolas, estavam Prefeita Francineti Carvalho, Secretário de Educação Jefferson Felgueiras, vereadores responsáveis pelas proposições que resultaram nas construções das escolas, Sotério Fagundes, Fernandes Anselmo, a vereadora Jo Dias e o representante da empresa responsável pela construção dos prédios escolares.
Cada obra custará o valor total de R$557.449,22 centavos. Os documentos de ordem de serviço das Escolas Bom Pastor, Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio, Emiliana Maués da Costa, João Cardoso e São Jorge podem ser acessados no Portal de Transparência da Prefeitura de Abaetetuba por todo cidadão interessado.
Texto: Ramon Pinheiro - ASCOM/PMA