Uma união de fé, arte e tradição da cultura paraense na maior festa religiosa do Brasil.
O Círio de Nazaré transforma a cidade de Belém do Pará em um lugar que transborda fé, devoção e arte. O artesanato de miriti se apresenta como um símbolo genuíno da cultura paraense na manifestação religiosa que a cada ano recebe cerca de 2 milhões de fiéis.A 47ª edição da Feira do Artesanato de Miriti, realizada pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba e coordenada pela Fundação Cultural Abaetetubense, traz um espetáculo de cores e tradição que pode ser visitado, no período de 9 a 13 de outubro, na Praça Dom Pedro II, na Cidade Velha, em Belém.
A prefeita Francineti Carvalho destacou a importância do artesanato feito com a fibra da palmeira do miriti: "A cidade de Abaetetuba pulsa cultura, o brinquedo de miriti já é Patrimônio Cultural do Estado do Pará, porque ele é um artesanato que mais representa a Amazônia, os pássaros, os transportes, os costumes da nossa gente, temos que nos orgulhar de termos essa cultura tão forte".
A Feira do Artesanato de Miriti não só emociona os visitantes, mas também gera renda e oportunidade para centenas de famílias artesãs de Abaetetuba. Cada brinquedo vendido carrega sonhos, histórias e a força de uma tradição que resiste ao tempo. "Nos sentimos muito oportunizados por Deus por sermos detentores de uma cultura tão importante, sendo o quarto elemento do círio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)", afirmou o artesão Rivaildo Peixoto, no ramo há 45 anos. "No fator geração de renda, quando bem administrado, na produção do artesanato, a gente tem o "pré-círio", com as vendas que começam em agosto; o "durante", na semana da festividade; e o "pós-Círio", que são as encomendas que a gente fecha durante esses dias de feira, com esse trabalho se estendendo até fevereiro".
Para a admiradora da arte abaetetubense, Andrea Sanjad, a Feira de Artesanato de Miriti é um elemento fundamental do Círio de Nazaré: "Quando começam os festejos, eu já vejo as datas para que eu possa vir ver as novidades que Abaetetuba traz. É uma tradição muito importante de Abaetetuba, a sofisticação da confecção do brinquedo, a diversidade de assuntos que eles trazem representados nos artesanatos".
A Prefeitura de Abaetetuba montou 50 estandes para que artesãos abaetetubenses pudessem expor e comercializar suas obras. As valiosas peças, como os pequenos barcos, aves e réplicas da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré confeccionadas em miriti, carregam em si a essência da religiosidade, do cotidiano da vida ribeirinha, da simplicidade, criatividade e a conexão com a natureza.
Além da exposição e venda de artesanatos, a programação contou com apresentações musicais de artistas abaetetubenses que com repertórios regionais, na modalidade voz e violão animaram o público. Entre eles, Dubroz, Bianca Ferreira, Cabinho Lacerda, Lene Lobato, João Fran e Ney Viola.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA