NOTÍCIAS

28-OUT-2023

Prefeitura de Abaetetuba reforça compromisso de cuidar da primeira infância com a XII Semana do Bebê

A programação envolveu entidades governamentais e não governamentais em ações de sensibilização e conscientização sobre cuidados com a primeira infância

#PrimeiraInfância POR NATALIA 28 DE OUTUBRO DE 2023

"Todos Juntos pela Primeira Infância!". Essa foi a proposta principal da XII Semana do Bebê de Abaetetuba, realizada de 24 a 27 de outubro. A programação, já fixada no calendário anual da Prefeitura Municipal, propõe a união de entidades governamentais e não-governamentais e da sociedade civil em geral para somar esforços e intensificar as ações que garantam direito à saúde, educação e proteção social para crianças de 0 a 6 anos.

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que é realizada em parceria com governos municipais de várias cidades do Brasil e se configura como uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância no país.

Em Abaetetuba, de forma intersetorial, as Secretarias Municipais articularam ações como palestras, atualização vacinal, atendimento nutricional e odontológico, atividades lúdicas e incentivo ao cuidado com o meio ambiente, realizadas nas UBSs, Creches, Centros de s, Creas da cidade, Zona Rural e ilhas.

Na Cerimônia de Abertura da programação, ocorrida na Câmara Municipal, estiveram presentes gestores, técnicos, representantes de instituições não-governamentais e da sociedade civil. Na oportunidade, o secretário municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, destacou que, além das ações na área da Saúde e da Assistência Social, a programação apresentou um diferencial importante: a integração de crianças de 0 a 3 anos nas atividades, por meio de ações no ambiente escolar. "A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança que chega ao espaço escolar ainda muito precoce", declarou o Secretário.

O município de Abaetetuba possui 6 creches municipais, que atendem aproximadamente 1300 crianças. Sobre esse contexto, o gestor ressalta a importância fundamental da socialização para o desenvolvimento infantil, o que reforça a importância da inserção deste público nas ações intersetoriais do Governo Cuidando de Todos. "A educação infantil, que por muito tempo foi uma política de assistência social, agora constitui a educação básica pública", acrescentou o gestor, que tem título de especialista em Psicopedagogia e Desenvolvimento Infantil.

PROTEÇÃO INTEGRAL

A Coordenadora da Semana do Bebê, Rosani Fonseca, enfatiza que a mobilização das comunidades no trabalho de sensibilização e conscientização é fundamental para todos entenderem que a garantia dos direitos das crianças deve ser prioridade absoluta. "Esse ano a gente traz o tema ‘Todos Juntos Pela Primeira Infância', porque é responsabilidade de todos nós, onde estivermos, no trabalho, na escola, em casa, na família, na saúde, todos que atendem são responsáveis por oferecer o melhor cuidado às crianças" disse a articuladora da campanha.

Para Ana Cardoso, mãe de um aluno da Creche Municipal Irmã Eufrásia Maria Belém, no bairro da Francilândia, a Semana do Bebê reforça as orientações que as mães já recebem continuamente na unidade e deixa ainda mais clara a importância das crianças participarem de atividades educativas. "Além das crianças participarem de várias atividades que falam sobre os cuidados em relação a alimentação, hábitos de higiene e a vacinação, as orientações nos ajudam a prevenir muitas situações em relação à saúde dos bebês", disse a responsável.

EFETIVIDADE

Segundo o Unicef, ao longo dos anos observa-se que essa estratégia de mobilização vem contribuindo para a formação de profissionais, além de promover melhorias no acompanhamento integral de crianças e gestantes, de forma que, o fortalecimento das políticas públicas e a transformação de práticas para a primeira infância podem ser apontados como os maiores legados da Semana do Bebê.

Para a instituição, ainda que a melhoria de indicadores como aumento da oferta de vagas em creches e pré-escolas e diminuição da gravidez na adolescência seja fruto de uma combinação de fatores, a estratégia tem sua parcela de contribuição.

Em Abaetetuba, a Lei 324\2011 instituiu e incluiu a Semana do Bebê no calendário oficial de eventos do município. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil desde 1950 com a tarefa de defender e proteger os direitos de crianças e adolescentes, ajudar a atender suas necessidades básicas e criar oportunidades para que alcancem seu pleno potencial.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Edição: Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola reformada à população

Com essa unidade, a Administração Municipal alcança o marco de cinco escolas reformadas devolvidas à população nos dois primeiros meses deste ano

#Tecnologia Há 5 dia(s)

Prefeitura promove treinamento para implantação de serviços digitais

A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.

#FestivalDoMiriti Há 5 dia(s)

MiritiFest 2024: Prefeitura realiza escuta dos artesãos para construção da 20ª edição do festival

Artesãos e represetantes da gestão municipal dialogaram para a construção de mais uma edição histórica do tradicional festival cultural abaetetubense.

#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

Abaetetuba participa de evento sobre desenvolvimento regional promovido pelo Sebrae/Pa

Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.

#SeloUnicef Há 6 dia(s)

Meu Nuca é Topity: Prefeita recebe jovens premiados em maratona nacional do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Abaetetuba foi destaque na maratona para divulgar o chatbot que tem como objetivo melhorar a autoestima de adolescentes

#Habitação Há 11 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza atualização cadastral do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Todos os inscritos da faixa 1 - Residencial Chico Narrina devem comparecer ao Setor de Habitação para atualização da demanda.

#Gestão Há 11 dia(s)

Trabalho integrado da Prefeitura e Governo do Pará garantem mais benefícios para Abaetetuba

O município foi contemplado com os Programas “Sua Casa”, “Regulariza Pará" e recebimento de novas viaturas policiais.

#Carnaval Há 12 dia(s)

Carnaval Abaetetuba 2024: planejamento garantiu eficácia do serviço de limpeza e coleta seletiva no corredor da folia

Cerca de 50 funcionários realizam as ações de varrição, coleta seletiva e lavagem do corredor da folia e arredores

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito