NOTÍCIAS

20-DEZ-2023

Mais Médicos: novos profissionais chegam para promover mais cuidados com a saúde da população

Abaetetuba agora conta com 41 médicos da família, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, estradas e ilhas do município, 29 profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos

#Saúde POR NATALIA 20 DE DEZEMBRO DE 2023

Dezoito médicos, vindos de diversos lugares do Brasil, chegaram a Abaetetuba no dia 7 de dezembro. Esses profissionais vêm reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município, como parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. Todos foram recepcionados em uma cerimônia de acolhida, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

O acolhimento teve como objetivo repassar aos médicos recém-chegados, informações sobre aspectos importantes, para que tenham maior entendimento da logística e funcionamento do sistema de saúde local. Entre os assuntos abordados estão a Estrutura do Sistema de Saúde em Abaetetuba, Rede de Atenção Básica, Rede de Atenção Psicossocial, além de informações de territorialização do município, dados epidemiológicos e dados socioeconômicos.

"A chegada desses médicos vem fortalecer nosso sistema de saúde, sendo a maioria deslocada para a zona rural e ilhas", disse a prefeita Francineti Carvalho. "Hoje é um momento de acolhida e de troca com os médicos que já estavam na rede, com as equipes de saúde da família compostas por enfermeiros,técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais para que eles possam receber informações sobre o sistema de saúde e trocar experiências".

Segundo o coordenador da Atenção Básica de Saúde, Alan Almeida, os médicos atuarão especialmente nas comunidades ribeirinhas do Anequara, Maracapucu, Tucumanduba, Paruru, UBS fluvial, duas unidades na estrada e mais sete unidades na zona urbana. "Esses locais serão beneficiados com a garantia de atendimento médico e consequentemente melhor qualidade de vida", informou o coordenador

Abaetetuba conta, atualmente, com 41 médicos na Atenção Básica de Saúde, considerando que 26 fazem parte do "Programa Mais Médicos"; 4 do "Programa Médicos Brasil" e 5 contratos pela Prefeitura Municipal, completando o quadro de 41 equipes de Saúde da Família presentes nas 27 Unidades de Saúde Básicas instaladas na área urbana, zona rural e região das ilhas. Ainda de acordo com Alan Almeida, cada Unidade Básica de Saúde irá receber pelo menos um médico da família: "Todas as UBSs agora contarão com médicos do "Programa Mais Médicos", informou o coordenador

Younis Fathi, médico egípicio que já integrou outros Programas de Saúde no Brasil, destaca os desafios de atuar na região: "Tem muita diferença cultural e geográfica, mas vamos nos adaptar e conseguir realizar nossa missão, juntos com toda a equipe de outros médicos, enfermeiros e agentes de saúde, conseguindo resgatar o Programa Mais Médicos com a ajuda dos Governos Municipal e Federal ".

LEI DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

A lei do Programa Mais Médicos, sancionada no dia 14 de Julho de 2023, institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, devendo ampliar em 15 mil o número de médicos atuando na atenção básica do SUS, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade.

Segundo o Ministério da Saúde, destaca-se também a prioridade dada à formação dos profissionais com mestrado e especialização, além de benefícios para atuação em locais de difícil provimento e pagamento da dívida do FIES.

De acordo com o órgão, ao todo, o Mais Médicos terá, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo país, totalizando 28 mil profissionais. Assim, a iniciativa do Governo Federal irá resgatar o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros.

Após a retomada do programa e divulgação do primeiro edital com 5.968 vagas, sendo mil vagas inéditas para a Amazônia Legal, o Mais Médicos bateu recorde com mais de 34 mil médicos inscritos, o maior número desde a criação do programa em 2013.

Texto: Ramon Pinheiro/Ascom - PMA

Revisão: Naldo Araújo /Ascom - PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola reformada à população

Com essa unidade, a Administração Municipal alcança o marco de cinco escolas reformadas devolvidas à população nos dois primeiros meses deste ano

#Tecnologia Há 5 dia(s)

Prefeitura promove treinamento para implantação de serviços digitais

A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.

#FestivalDoMiriti Há 5 dia(s)

MiritiFest 2024: Prefeitura realiza escuta dos artesãos para construção da 20ª edição do festival

Artesãos e represetantes da gestão municipal dialogaram para a construção de mais uma edição histórica do tradicional festival cultural abaetetubense.

#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

Abaetetuba participa de evento sobre desenvolvimento regional promovido pelo Sebrae/Pa

Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.

#SeloUnicef Há 6 dia(s)

Meu Nuca é Topity: Prefeita recebe jovens premiados em maratona nacional do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Abaetetuba foi destaque na maratona para divulgar o chatbot que tem como objetivo melhorar a autoestima de adolescentes

#Habitação Há 11 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza atualização cadastral do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Todos os inscritos da faixa 1 - Residencial Chico Narrina devem comparecer ao Setor de Habitação para atualização da demanda.

#Gestão Há 11 dia(s)

Trabalho integrado da Prefeitura e Governo do Pará garantem mais benefícios para Abaetetuba

O município foi contemplado com os Programas “Sua Casa”, “Regulariza Pará" e recebimento de novas viaturas policiais.

#Carnaval Há 12 dia(s)

Carnaval Abaetetuba 2024: planejamento garantiu eficácia do serviço de limpeza e coleta seletiva no corredor da folia

Cerca de 50 funcionários realizam as ações de varrição, coleta seletiva e lavagem do corredor da folia e arredores

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito