NOTÍCIAS

10-FEV-2024

Prefeitura dá início à programação do Carnaval Abaetetuba 2024

Os foliões tomaram conta do corredor da folia e aprovaram as ações do Governo Municipal para engrandecer a “Festa de Todos”.

#Carnaval POR NATALIA 10 DE FEVEREIRO DE 2024

O primeiro dia de carnaval em Abaetetuba fez jus ao tema "A Festa de Todos!". Na noite de ontem (9), o Rei Momo desfilou pelo corredor da folia ao som das marchinhas de carnaval entoadas pela "Banda do Boca" e acompanhado pelos usuários assistidos pelas políticas sociais da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae). A abertura já deu o tom escolhido para toda a festa: popular, democrática, diversa, segura e cheia de alegria.

Com uma programação ampla e diversificada, os brincantes podem escolher onde e como se divertir. Para garantir o acesso de todos à folia, o Governo Municipal, em todas as noites de festa, colocará na avenida as "Pipocas da Prefeitura", que na noite de abertura arrastaram milhares de brincantes atrás dos trios comandados pelos artistas Reinaldinho (ex Terra-Samba) e Gabriel Xavier. "Estou no melhor carnaval do Pará", disse o cantor paraense e neto do Rei do Carimbó, Pinduca.

A primeira noite de festa também contou com desfiles de blocos de empolgação, festas nos camarotes particulares, animados por DJs e o tradicional Baile Gala Gay.

Todos os ambientes e estruturas do corredor da folia passaram por vistoria prévia do Corpo de Bombeiros, a fim de garantir a segurança do público.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

Novidade desta edição do Carnaval, a grande estrutura da Praça de Alimentação já garantiu destaque em meio à folia. Andréa Ferreira (49), que curtia a primeira noite de festa com a família, adorou a novidade. " Foi um ambiente bem pensado e está bastante acolhedor", avaliou a foliã.

A iniciativa também fortalece a geração de emprego e renda no município. Dona Maria Barbosa, aproveitou a oportunidade para garantir uma renda extra para a família, trabalhando em uma das tendas instaladas no espaço. "Estou muito feliz, porque estamos podendo oferecer um serviço com mais qualidade", declarou a empreendedora.

A barraqueira faz parte do grupo de profissionais que participaram do curso sobre manuseio de alimentos, promovido de forma integrada pela Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). "O que aprendi ali vai ser para meu futuro", complementou a barraqueira.

Todas as barracas de comercialização de alimentos da praça de alimentação e do corredor da folia foram fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e os responsáveis receberam kits contendo toucas, luvas e sacos de lixo, para garantir a higiene dos ambientes e saúde dos foliões.

SEGURANÇA

Cerca de cinquenta e cinco policiais militares, posicionados em trechos estratégicos no corredor da folia, garantirão a tranquilidade dos foliões durante cada dia de programação. A presença das guarnições da Polícia Militar promovem sensação de segurança para os brincantes da festa de todos. A foliã Graziele Sales, 43, elogiou o trabalho de policiamento "Dá pra vir com a família e curtir o carnaval tranquilamente, me senti muito segura", afirmou.

"NÃO É NÃO!"

Como parte da campanha de combate ao assédio e à importunação sexual, a Polícia Civil fez um trabalho de conscientização na avenida. A titular da Delegacia da mulher de Ananindeua, delegada Andreyza Teixeira, foi convidada pela 4a Superintendência de Abaetetuba para comandar a ação no município. "É necessário que as pessoas entendam, toda relação precisa ter o consentimento, caso contrário, não é não", explicou.

"IST NÃO!"

Os agentes do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) também estiveram presentes na noite de abertura do Carnaval, com trabalho de orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e distribuição de preservativos para os brincantes. Segundo a coordenação do CTA/SAE, a estimativa é de que sejam distribuídas cerca de cinco mil e duzentas camisinhas masculinas e femininas nos cinco dias de folia.

FESTA SUSTENTÁVEL

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras e apoio da Recicle (empresa de gestão de resíduos), realiza ações para despertar a consciência dos foliões para o cuidado com o meio ambiente e a colaboração com a sustentabilidade da festa. Ao longo dos cinco dias de programação serão distribuídos cerca de mil copos sustentáveis, além de outros brindes voltados à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. O objetivo é diminuir a produção de lixo durante o carnaval e fortalecer a consciência ambiental dos foliões. Outra importante ação nesse sentido foi a instalação de pontos de coleta seletiva em locais estratégicos, além de lixeiras grandes ao longo da avenida, visando o descarte correto dos resíduos.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

A gestão municipal disponibilizou dois pontos de hidratação para que os foliões tenham acesso gratuito à água durante a festa. Dois pontos de distribuição de água mineral na entrada da avenida e bebedouros dentro da praça de alimentação, para que as pessoas possam abastecer copos e garrafas, evitando a desidratação e minimizando o acúmulo de lixo na avenida.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Composta por cinquenta funcionários, a equipe de limpeza vai garantir um corredor da folia limpo e seguro nos cinco dias de festa. Na noite de ontem, após o desfile de cada bloco, os garis passavam pela avenida varrendo e coletando resíduos despejados ao longo do corredor da folia.

Ao final da grande festa, a equipe de limpeza acompanhada de um caminhão pipa fez uma grande lavagem com jato d'água, deixando o espaço pronto para o segundo dia de festa, sábado de carnaval, que promete ser ainda mais agitado.

Acompanhe a programação nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Abaetetuba:

Instagram: instagram.com/prefeituradeabaetetuba

Facebook: facebook.com/Abaetetubaprefeitura

Texto: Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola reformada à população

Com essa unidade, a Administração Municipal alcança o marco de cinco escolas reformadas devolvidas à população nos dois primeiros meses deste ano

#Tecnologia Há 5 dia(s)

Prefeitura promove treinamento para implantação de serviços digitais

A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.

#FestivalDoMiriti Há 5 dia(s)

MiritiFest 2024: Prefeitura realiza escuta dos artesãos para construção da 20ª edição do festival

Artesãos e represetantes da gestão municipal dialogaram para a construção de mais uma edição histórica do tradicional festival cultural abaetetubense.

#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

Abaetetuba participa de evento sobre desenvolvimento regional promovido pelo Sebrae/Pa

Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.

#SeloUnicef Há 6 dia(s)

Meu Nuca é Topity: Prefeita recebe jovens premiados em maratona nacional do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Abaetetuba foi destaque na maratona para divulgar o chatbot que tem como objetivo melhorar a autoestima de adolescentes

#Habitação Há 11 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza atualização cadastral do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Todos os inscritos da faixa 1 - Residencial Chico Narrina devem comparecer ao Setor de Habitação para atualização da demanda.

#Gestão Há 11 dia(s)

Trabalho integrado da Prefeitura e Governo do Pará garantem mais benefícios para Abaetetuba

O município foi contemplado com os Programas “Sua Casa”, “Regulariza Pará" e recebimento de novas viaturas policiais.

#Carnaval Há 12 dia(s)

Carnaval Abaetetuba 2024: planejamento garantiu eficácia do serviço de limpeza e coleta seletiva no corredor da folia

Cerca de 50 funcionários realizam as ações de varrição, coleta seletiva e lavagem do corredor da folia e arredores

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito