NOTÍCIAS

02-NOV-2019

DIA DE LUTA CONTRA A AIDS É LEMBRADO COM BICICLEATA E SERVIÇOS DE SAÚDE NA ORLA DE ABAETETUBA

programação foi realizada na manhã de domingo, 1º de dezembro

#Saúde POR ALAN 02 DE NOVEMBRO DE 2019
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi lembrado, em Abaetetuba, com uma programação especial organizada pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. O domingo, 1º de dezembro, começou com uma bicicleata que saiu do portal da cidade, na rodovia Dr. Miranda, em direção ao Centro. O percurso foi marcado por mensagens de conscientização sobre o HIV, desde a prevenção até a busca por um possível atendimento no município. "Todos os dias oferecemos serviços à população em relação às doenças sexualmente transmissíveis", destacou Lucilene Ribeiro, secretária municipal de saúde. "Mas num dia como hoje fortalecemos essa mensagem à população, de que contamos com um Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA, onde todos podem ter acesso a orientações profissionais, exames, preservativos e, caso seja diagnosticado, medicamentos e todo o acompanhamento necessários".
A conclusão do passeio foi na orla da cidade. Um aulão de dança animou os participantes, enquanto eram oferecidos diversos serviços à população, como testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e consultas médicas. "Ainda hoje há uma grande parcela da população que não sabe onde ir para buscar orientações e tratamento contra a Aids", disse o prefeito Alcides Negrão. "Então, precisamos sempre estar divulgando, orientando, para que os números dessa doença diminuam em nosso município".
O CTA de Abaetetuba, localizado na rua 15 de agosto, no centro da cidade, acompanha atualmente, 430 casos registrados de pessoas convivendo com a Aids, de 2002 até este ano. Só neste dez meses de 2019, entretanto, já foram diagnosticados 50 novos casos. "Nem sempre isso reflete um aumento real do número de casos. Trata-se de pessoas que passaram a buscar atendimento", explicou Lucilene Ribeiro. "Assim como esse não número não reflete nossa atual situação. Muitas pessoas, por questões pessoais, preferem fazer os exames em Belém. O fundamental, mesmo, é ter consciência de que essa é uma doença que não pode, jamais, ser ignorada".



 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SeloUnicef Há 48 dia(s)

Abaetetuba conquista pela terceira vez o Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

O município se destacou pelos avanços em saúde, educação e assistência social, superando a média nacional dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

#Saúde Há 215 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 217 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 217 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 218 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 222 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 223 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 224 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito