O município de Abaetetuba recebeu na ultima quarta feira (01), o Prêmio Nacional do programa "Prefeito Amigo da Criança" gestão 2017-2020 prefeito Alcides Negrão, realizado pela fundação ABRINQ.
Sobre o programa
A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência.
Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos.
O Prêmio
A premiação reconhece os governantes locais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. Assim, os prefeitos e prefeitas que desenvolveram políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuíram para a melhoria de indicadores importantes para este público recebem o reconhecimento pleno de Prefeito Amigo da Criança.
Destaques:
1. Boa Prática finalista: Projeto Menina do Laço de Fita: a ternura como essência, a luta como princípio e o empoderamento como estratégia para a cidadania.
2. Redução de 2,5 pontos na média de alunos por turma nas pré-escolas da rede municipal. De 19,7 alunos por turma, em 2016, para 17,2, em 2019.
3. Aumento de 22,5 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior. De 52,90%, em 2016, para 75,40%, em 2019.
4. Aumento de 33,3 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo. De 53,8%, em 2016, para 87,1%, em 2019.
"Gostaria de destacar a felicidade em poder receber esta premiação. Foi um compromisso firmado lá atrás, no início de nossa gestão e, devo dizer que tenho muito orgulho disso. Avançamos muito e avançaremos ainda mais, na criação de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes de Abaetetuba. É um legado que deixaremos para este município. Olhar, zelar pelo nosso futuro. Este prêmio é fruto de planejamentos e investimentos sérios que transcenderam aos interesses pontuais e que permitiram, ao longo do nosso trabalho frente ao município, o enfrentamento dos problemas com políticas de curto, médio e longo prazo que vieram ao encontro as necessidades da criança, do adolescente e de sua família". - Prefeito Alcides Negrão - Chita
Fonte: Fundação ABRINQ e ASCOM PMA