Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal de Abaetetuba promoveu uma reunião com representantes de comunidades ribeirinhas que se mobilizam em face da implantação de grandes empreendimentos econômicos na cidade.
Os moradores das ilhas questionam a ausência de consulta da população local para a instalação das empresas em seus territórios, bem como, as mudanças que serão impostas ao cotidiano de suas comunidades pela implantação dos empreendimentos.
A Prefeita Francineti Carvalho e o Secretário de Meio Ambiente, Raphael Sereni, reiteraram que a instalação dos projetos na cidade não depende de regulamentação municipais.
Os gestores também reforçaram que, em que pese a Administração Municipal não deter legitimidade para emitir ou cassar as licenças, a gestão vai exigir que todo o processo de licenciamento, instalação e operação ocorra de modo regular e dentro dos padrões legais, com a devida redução e compensação de eventuais prejuízos à população local.
As lideranças expressaram que a disponibilidade da Administração Municipal em encaminhar a situação junto às comunidades representa a esperança de um diálogo verdadeiro e fortalecido.
Na oportunidade, foi entregue à Prefeita uma petição, na qual foram expressas as preocupações e os pedidos da comunidade. As questões levantadas serão respondidas pela gestão municipal, que também encaminhará o chamamento das demais autoridades envolvidas para compor o diálogo, sanar dúvidas e alcançar soluções para as problemáticas apresentadas.