Em formato híbrido, o festival adapta-se ao contexto de pandemia e leva universo colorido do miriti para a internet
O MiritiFest 2021 ocorre de 25 a 27 de junho, com lojas em Abaetetuba e Belém
"Universo ido na girândola virtual" é o tema do 17º MiritiFest, que ocorrerá de 25 a 27 de junho, em formato online e em lojas colaborativas. Realizado pela Prefeitura de Abaetetuba em parceira com o Sebrae no Pará, o MiritiFest vem se consolidando como uma das maiores feiras de artesanato do Estado do Pará e ocorre no município que tem o título de "Capital Mundial do Brinquedo de Miriti".
"O MiritiFest é fundamental para fazer girar a economia do nosso município que, como todo o Brasil, foi prejudicada em decorrência da pandemia. É fundamental também para a autoestima do nosso povo, que muito se orgulha de ser a Capital Mundial do Brinquedo de Miriti, além de outros segmentos da cultura", pontua a prefeita Francineti Carvalho.
Em 2020, a pandemia do novo Coronavírus provocou um hiato no festival, que este ano retorna ao calendário cultural abaetetubense. Em formato híbrido, com atividades online e offline, o evento movimenta a cultura e a economia, sem esquecer dos cuidados com a saúde dos artesãos e do público em geral.
O festival reúne a produção de 50 artesãos abaetetubenses e explora um novo formato de vendas por meio da plataforma digital Amazônia Market e lojas colaborativas instaladas no Supermercado Líder de Abaetetuba e na Estação das Docas, em Belém. As tradicionais apresentações culturais do festival ocorrerão na Live de abertura, no dia 25 de junho.
"A comercialização colaborativa, proposta pelo Sebrae no MiritiFest, pode auxiliar as associações de artesãos de miriti, que desejam realizar comercialização conjunta. Essa ação vai ajudar aos que apresentam dificuldade de retorno às atividades comerciais decorrentes da pandemia", observa Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará, ao ressaltar a importância cultural e econômica do artesanato de miriti para o município e toda a região.
Serão comercializadas 2.162 peças de miriti, confeccionados por 50 artesãos de quatro Associações locais que produzem desde os tradicionais brinquedos a peças de utilitários e móbiles. Nildo Farias, artesão com mais de 20 anos de atuação com o miriti, reforça a importância do evento para os artistas que produzem a atração principal desta grande festa. "O MiritiFest é de uma importância muito grande, tanto na divulgação do nosso trabalho, como na geração de renda. A gente se sente feliz e sempre fala que é a nossa festa, o nosso momento".
O artesão Carlos André pontua a importância do resgate do evento, adaptado ao contexto da pandemia: "O MiritiFest é uma identificação do povo abaetetubense que luta para superar adversidades pelo artesanato, que já é conhecido em todo o mundo", disse.
Além das vendas online e nos pontos de Belém e Abaetetuba, a programação inclui eventos culturais e gastronômicos.
Serviço: Live de abertura do 17º MiritiFest - dia 25/06, às 19h, no Facebook da Prefeitura Municipal de Abaetetuba. O festival ocorrerá de forma online na plataforma: www.amazoniamarket.com.br e nos pontos de vendas no supermercado Líder, de Abaetetuba e Estação das Docas, em Belém.