O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.
Mais uma etapa do projeto SALTA-Z será concluída na sexta-feira (28), em Abaetetuba. Os elevados em concreto armado para as comunidades das ilhas Urubueua, Marinquara e Ipiramanha serão entregues à população. O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.
As inaugurações começam a partir das 8h no Rio Urubueua- CRAS, às 10h na comunidade Marinquara e às 13h na comunidade Maracapucu- Ipiramanha. "As inaugurações desse dia são de 3 elevados apenas. As comunidades estavam com os kits instalados em dois casos, mas houve a necessidade de se construir os elevados em caráter de urgência, porque as torres de suporte do sistema estavam prestes a cair", justificou o secretário da SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pecuária e Pesca), Fernando Zacarias.
No município, já existem 59 sistemas desse tipo em funcionamento, sendo 4 instalados neste ano na gestão Cuidando de Todos, da Prefeita Francineti Carvalho. O titular da SEMAGRI, explica que a atual gestão assumiu a construção dos elevados para garantir a qualidade, viabilidade do sistema, evitando assim rupturas na estrutura e quebras do kit. A previsão é de construção de mais 5 elevados, ainda este ano.
Para ter acesso ao projeto, a PMA faz a seleção das comunidades, com uma análise de diagnóstico da FUNASA. "Com a FUNASA temos um Acordo de Cooperação Técnica assinado desde a gestão passada e renovado pela atual gestão. O ACT prevê que a Prefeitura terá como responsabilidade a construção do elevado e manutenção dos sistemas, para manter em pleno funcionamento e a FUNASA terá a responsabilidade de ofertar o kit de tratamento com caixa d'água, filtros, dosadores e bomba d'água elétrica", frisou Fernando. Os kits provêm da FUNASA e os elevados são feitos com recursos próprios do município, que investe em torno de R$41 mil em cada elevado.
SALTA-Z
O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma solução inovadora de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável. Após a captação da água do leito dos rios, passa por um sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro, e ainda passa por um filtro, tornando a água própria para consumo.
(Texto Ascom PMA)