A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana
A jornada formativa capacita e integra os agentes para fortalecimento da Atenção Básica no município
Integrar, valorizar e capacitar os agentes comunitários de saúde para fortalecer a atenção primária e reforçar o trabalho de promoção de saúde e prevenção de doenças no município, garantindo mais cuidado para toda a população. Esses foram os objetivos da jornada formativa para os agentes comunitários de saúde realizada nos dias 22 e 23 de novembro pela Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação contou com dinâmicas de integração e a abordagem de três temas fundamentais para a atuação cotidiana dos agentes e deu início a um processo de formação continuada para fortalecer a Atenção Básica no município, conforme revelou o Secretário Municipal de Saúde, Charles Tocantins. "Trabalhamos três temas básicos: saúde mental, que aumentou muito após a pandemia; Doença de Chagas, já que Abaetetuba é um município endêmico para Chagas; e Infecções Sexualmente Transmissíveis. E a partir do próximo ano, vamos fazer um programa forte de qualificação desses agentes", pontuou o titular da SESMAB.
Os agentes comunitários de saúde compõem as equipes multiprofissionais do serviço da Atenção Básica, realizando a integração entre serviços de saúde e a comunidade, com ações nos domicílios e comunitárias, individuais ou coletivas, atendendo um território específico.
Para a coordenadora da Atenção Básica no Município, Danielle Cardoso, a formação dos agentes é essencial para o trabalho de prevenção de doenças e promoção da saúde. "Eles precisam passar por esses momentos de capacitação para eles ter uma visita e uma orientação qualificadas. A formação é o momento em que a gente vai conseguir integrar eles e proporcionar conhecimentos para eles levarem à comunidade os temas tratados hoje", declarou a enfermeira.
A cobertura dos agentes comunitários de saúde em Abaetetuba foi ampliada recentemente, como resultado do ingresso de 150 novos agentes, via processo seletivo, para melhor atender à população. Daí o reforço na importância de realizar essa jornada, conforme pontua a prefeita Francineti Carvalho. "Na nossa gestão realizamos um novo processo seletivo, que havia anos que não acontecia, recebemos cerca de mais de 100 ACS's, novos ACS's, pudemos expandir o serviço para localidades que estavam descobertas. Portanto, se tornou ainda mais necessário proporcionar esses momentos de integração e, além de tudo, de conhecimento.", avaliou a gestora.
Devido ao grande quantitativo, a formação foi dividida em dois momentos, sendo este primeiro voltado aos 250 agentes comunitários de saúde que atuam na área urbana. Os agentes em atividade na zona rural (ilhas e estradas) passarão pela jornada formativa no próximo mês de janeiro.
Abaetetuba é o quarto município com maior número de agentes comunitários de saúde em atuação em todo o Estado do Pará, com 438 ACS em atuação, distribuídos na área urbana, zona rural e território das águas.
(Texto: Ascom PMA)