As secretarias e órgãos municipais trabalham de forma integrada para atender às famílias atingidas e também para conter os danos na área
Na manhã de domingo (26), um movimento de massa ocasionou uma erosão de margem fluvial, em uma área localizada na confluência dos bairros São João e São José, às margens do Rio Maratauíra, em Abaetetuba. Dezenas de famílias precisaram ser retiradas da área às pressas e não há registro de mortos ou feridos.
Desde a última sexta-feira (24), a área já era monitorada pela Defesa Civil do Município, dada a ocorrência de um primeiro evento da mesma natureza, no qual verificou-se, inicialmente, o comprometimento de dois imóveis, dando-se início à evacuação da área.
Diante da evolução do evento adverso no domingo, houve a ampliação da área evacuada e isolada, a fim de garantir a segurança da população. Dados atualizados em 27 de fevereiro, às 13h, indicam um total de 108 famílias afetadas pelo sinistro, sendo 39 desabrigadas e 69 desalojadas.
A Prefeitura de Abaetetuba instituiu, ainda no domingo, o Comitê de Sistema de Comando em Desastre, órgão de articulação da ação governamental e de assessoramento, responsável pelo levantamento de dados, análise e gerenciamento de riscos e desastres, sob a coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foi declarada situação de emergência nas áreas afetadas pela erosão.
As pessoas retiradas dos imóveis localizados na área de risco foram encaminhadas ao Ginásio Municipal Hildo Carvalho. No local, dispõem de abrigo, atendimentos de serviço social, assistência psicossocial, ambulatório e retirada de itens de higiene, vestuário, entre outros. Diversas secretarias e órgãos municipais e estaduais já trabalham de forma integrada, visando garantir amparo, assistência e segurança, tanto às famílias afetadas, como à toda população do município.
Até o momento, 37 famílias já foram encaminhadas para receber o benefício de aluguel social disponibilizado pela Prefeitura, com valor mensal de quinhentos reais.
Na manhã desta segunda-feira (27), o governador do Estado, Helder Barbalho esteve em Abaetetuba, onde visitou o local do sinistro, visitou as famílias afetadas e reuniu com o Comitê de Sistema de Comando em Desastre e outros órgãos, a fim de encaminhar medidas em relação ao sinistro.