As comunidades ribeirinhas Sirituba e Tabatinga encontravam-se com o fornecimento de energia suspenso desde a ocorrência do desastre natural, no último domingo (26)
A torre foi estaiada por cabos de sustentação
Na noite de quinta-feira (02), foi totalmente restabelecido o fornecimento de energia para as 477 unidades consumidoras afetadas pela inclinação da torre de energia responsável pela distribuição de eletricidade para as ilhas Sirituba e Tabatinga devido ao movimento de terra ocorrido no domingo (26), atingindo aos bairros São José e São João.
A operação, realizada pela distribuidora de energia e suas empresas parceiras, foi autorizada por um colegiado do Comitê de Sistema de Comando em Desastre, órgão de articulação que coordena a atuação da gestão municipal e demais forças envolvidas na operação do desastre para prestar assistência às famílias atingidas, além de monitorar e conter os riscos na área afetada.
Uma comissão técnica avaliou as alternativas apresentadas e elegeu aquela que se demonstrou mais segura e eficaz para basear o plano de ação. A execução se deu em duas etapas: instalação de blocos de concreto para estaiamento da torre e operação fluvial para restabelecer o fornecimento de energia nas ilhas e foi acompanhada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual, que monitoram a área 24 horas por dia.
Com o total restabelecimento do fornecimento de energia nas ilhas, os moradores de Sirituba e Tabatinga deixaram de ser afetados adjacentes pelo desastre natural.
________________________________________________
Veja nas imagens a nota da distribuidora de energia