DISTRIBUIÇÃO DE MATAPIS COMPRADOS DE ARTESÃOS LOCAIS PARA FORTALECER A CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL.
PREFEITURA DISTRIBUI MATAPIS COMPRADOS DE ARTESÃOS LOCAIS PARA FORTALECER A CADEIA PRODUTIVA DA PESCA ARTESANAL.
O Projeto Matapi realizou a segunda etapa de compra e distribuição da ferramenta pela Prefeitura, com 1.500 matapis, beneficiando mais de 170 famílias de artesãos e pescadores artesanais das ilhas de Abaetetuba.
Em depoimento um dos artesãos, Jonas Vilhena, relata: "E eu achei muito importante a iniciativa da prefeitura em nos dar essa oportunidade, principalmente nós, que somos de baixa produção. Então isso melhora muito na renda familiar e vai beneficiar tanto nós que fabrica o matapi, quanto as pessoas que irão receber nesta época de inverno".
E o pescador, Nilson Brito, acrescenta: "Essa distribuição de matapi vem nos ajudar no sustento da família e na nossa renda também, porque ela contempla na pescaria do camarão pra alimentar a família e pode servir pra venda também. Complementa nossa renda também"
A compra dos matapis é realizada por meio de uma chamada pública e a distribuição é feita a pescadores previamente inscritos, junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRI). Esse projeto gera renda para os artesãos e a redução dos custos para pescadores, fortalecendo integralmente a cadeia produtiva da pesca artesanal.