O serviço consiste na assistência para promoção do uso racional de medicamentos distribuídos às pessoas com doenças crônicas e pacientes da Saúde Mental
Técnicos do Mistério da Saúde foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal para vistoria
Na última quinta-feira (5), Abaetetuba recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde que para acompanhamento da fase de implantação do projeto "Assistência Farmacêutica na Atenção Básica", na Unidade Básica de Saúde Heraldo Pantoja.
O projeto consiste na integração de um profissional farmacêutico com a equipe da Unidade Básica de Saúde o qual, por meio de consulta clínica aos pacientes, promoverá o uso correto de medicamentos. O público-alvo é composto por pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (que não conseguem controlá-las mesmo tomando medicamentos, como diabéticos, hipertensos) e pacientes da saúde mental. A primeira unidade a receber o programa é a UBS Heraldo Pantoja, no bairro Cristo Redentor, e a ideia é expandir para todo o município.
A secretária municipal de saúde, Rosa Vouzela, destaca que disponibilizar consultas clínicas humanizadas e a orientação farmacêutica na atenção básica contribuem para a redução dos danos à saúde, além de promover melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas e diminuição de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Bárbara Sodré, consultora farmacêutica da equipe de coordenação do projeto, é preciso ir além de oferecer o acesso ao medicamento. "É necessário passar informações, educação em saúde ao farmacêutico e integrá-lo na equipe de atenção básica. Cada vez mais temos notado os impactos positivos desse acompanhamento na saúde dos pacientes", destacou a técnica.
No Pará, há 6 municípios com o projeto em fase de implantação. Para início das atividades em Abaetetuba, o servidor Sebastião Gomes passou por uma formação promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e será o responsável pelos atendimentos na unidade Heraldo Pantoja. A meta do Ministério da Saúde é que todos os municípios do Brasil possam oferecer esse atendimento personalizado.
A implantação do Projeto Assistência Farmacêutica na Atenção Básica tem apoio institucional do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Prefeitura Municipal de Abaetetuba .
Texto: Ramon Pinheiro- Ascom PMA
Revisão: Susan Santiago - Ascom PMA