NOTÍCIAS

26-OUT-2023

Inaugurada escola resultado de parceria entre Abaetetuba e Japão

A escola São João Batista, na comunidade rural do Maringá, foi construída com rescursos do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana do Consulado Japonês.

#Educação POR NATALIA 26 DE OUTUBRO DE 2023

A Vila Maringá, comunidade localizada às margens da PA-151, há 18 km da sede do município de Abaetetuba, esteve em festa no dia 18 de outubro. Nesta data, foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São João Batista. O novo prédio foi recebido com alegria e orgulho pelos moradores, já que antes, os estudos ocorriam em um local improvisado. "Nós trabalhávamos no centro comunitário, e lá era um ambiente bastante desfavorável para as crianças", relata Ana Célia, diretora da escola.

As novas instalações são amplas e confortáveis, com quatro salas de aula, cozinha, sala dos professores e banheiros. A estrutura vai proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos professores e aos 250 alunos da educação infantil e ensino fundamental atendidos pela unidade escolar. "Lá (na escola improvisada) era mais diferente, mais desajeitado", conta Patrício Neto, matriculado na educação infantil. "Mas essa escola, agora, eu gostei muito, é mais ajeitada do que aquela outra", assinalou o estudante.

O local abrigará, ainda, cem alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Nossa expectativa é que (essa escola) dê continuidade em algumas coisas que estavam pendentes há muito tempo", segundo Rosa Maria, aluna do EJA. "Para nós, como aluno, a gente quer que melhore, como eu, com 63 anos, ainda tenho vontade de alguma coisa, conhecer as coisas melhores que vierem para a gente", declarou.

Essa realidade começou a mudar quando o município de Abaetetuba, através da Secretaria Municipal de Educação, inscreveu um projeto no edital do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC), uma iniciativa do Governo do Japão, que apoia projetos humanitários voltados para comunidades que necessitam de desenvolvimento socioeconômico, educacional e na saúde. O Projeto de Cooperação Econômica, celebrado pelo Consulado Japonês e a Prefeitura de Abaetetuba, destinou R$ 409.384, 26 para a construção do estabelecimento.

"Ao tomarmos ciência do edital, imediatamente colocamos Abaetetuba nessa concorrência", explica Jefferson Felgueiras, secretário municipal de educação. "Escrevemos a proposta, concorremos com muitos outros municípios e chegamos à final", conta o gestor.

O representante da Comunidade Jocivaldo da Costa comemorou: "agora as crianças vão poder aprender melhor, os professores vão ensinar melhor, além das outras localidades da região, que também serão beneficiadas", declarou a liderança local.

E o dia da inauguração, enfim, chegou. Presente ao ato, o cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, disse que esse momento representa um novo tempo de "desenvolvimento econômico dessa região (a partir da educação)". Já, a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho destacou o trabalho de equipes interdisciplinares que se empenharam na elaboração do projeto, "com a participação de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, sociólogos e a orientação do secretário de educação". Francineti ressaltou que, também, fez parte da elaboração do projeto. "É uma área que eu gosto bastante é de escrever projetos na área social e de educação. Então, o município se inscreveu, construiu o projeto, apresentou uma série de documentos e mostrou que já participamos de outros editais semelhantes. Então, isso (a experiência) nos ajudou bastante", pontuou a prefeita.

A inauguração foi uma verdadeira integração entre Japão e Abaetetuba, com decoração temática e gastronomia de ambas as culturas, além de uma apresentação do grupo "Taiko Kyoumei", de Tomé-Açu, um município com forte presença japonesa na Amazônia, promovendo uma verdadeira celebração da amizade e a cooperação entre as nações.

Texto: Ramon Pinheiro e Naldo Araújo - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SeloUnicef Há 46 dia(s)

Abaetetuba conquista pela terceira vez o Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

O município se destacou pelos avanços em saúde, educação e assistência social, superando a média nacional dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

#Saúde Há 213 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 215 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 215 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 216 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 220 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 221 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 222 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito