NOTÍCIAS

24-NOV-2023

Três comunidades recebem novos elevados do projeto Salta-Z

As entregas garantem mais segurança e efetividade para o abastecimento de água potável nas ilhas

#ÁguaTratada POR NATALIA 24 DE NOVEMBRO DE 2023

Parceria entre Prefeitura de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde, o Salta-Z garante água de qualidade para comunidades ribeirinhas com dificuldade de acesso a esse direito fundamental

Água potável em casa. Agora, isso tornou-se possível para centenas de famílias da região das ilhas de Abaetetuba. Na quarta-feira 22, foram entregues as estruturas que garantem água de boa qualidade para abastecer as comunidades ribeirinhas do Urubuéua-Cabeceira, Paramajó e Gurajuba. É o resultado da retomada do projeto Salta-Z, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde.

Nesse acordo de cooperação técnica, o município construiu, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, três elevados de concreto para as caixas d´água, enquanto a Funasa fica responsável pelo acompanhamento técnico e pelos kits Salta-Z (abreviatura para Solução Alternativa de Tratamento da Água com Zeólita). Os próprios moradores passam por um treinamento, para que possam manusear esse sistema de purificação de água.

A parceria entre a Prefeitura e a Funasa foi retomada em 2022. Desde então, o governo municipal vem se empenhando em mapear os locais que devem ser beneficiados e construir os elevados em alvenaria, bem mais seguros e duráveis em relação aos que eram feitos anteriormente em madeira. "É mais um reforço para a caixa d'água e uma segurança para nós, que entramos para fazer o tratamento da água, a dosagem do cloro e do sulfato" disse a agente de saúde Rosa Fonseca, do rio Paramajó.

O Salta-Z atende 59 comunidades ribeirinhas de Abaetetuba. No dia de festa para as famílias atendidas, a prefeita Francineti Carvalho destacou a importância do projeto para a vida das populações dessas áreas distantes da sede do município: "A entrega desse equipamento social influencia diretamente na saúde dos ribeirinhos, por ser a má qualidade da água uma das maiores causas de doenças de veiculação hídrica, como diarréia e doenças de pele, entre várias outras e enfermidades", destacou a gestora.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Edição: Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SeloUnicef Há 46 dia(s)

Abaetetuba conquista pela terceira vez o Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

O município se destacou pelos avanços em saúde, educação e assistência social, superando a média nacional dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

#Saúde Há 213 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 215 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 215 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 216 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 220 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 221 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 222 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito