O conjunto de ações é promovido bimestralmente pela Prefeitura de Abaetetuba, promovendo direitos e acesso a serviços públicos para populações distantes do centro urbano
A localidade Rio Urubuéua, na região das ilhas de Abaetetuba, foi palco da 10ª edição da Caravana da Cidadania, promovida pela Prefeitura Municipal. Trata-se de uma ação integrada que, a cada dois meses, reúne todas as Secretarias de forma articulada, atendendo às demandas apresentadas pelas comunidades.
Durante 15 dias, centenas de famílias da localidade ribeirinha e comunidades vizinhas tiveram acesso a todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Abaetetuba nas áreas de assistência social, educação, meio ambiente, saúde, direitos do consumidor, empreendedorismo, agricultura, cultura, esporte, emissão de documentos e orientação jurídica.
As ações ocorreram em pontos estratégicos da ilha: na Comunidade Católica Nossa Senhora da Luz, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento distribuiu para as famílias 1.300 matapis, mais de 1.000 mudas de plantas e pintos caipirões para ajudar na renda familiar e também para consumo próprio; na Unidade Básica de Saúde Flutuante, os ribeirinhos puderam atualizar a carteirinha de vacinação, realizar consultas médicas, odontológicas, receber atendimento psicossocial e realizar coleta de PCCU (Exame Preventivo de Colo do Útero), procedimento importante na prevenção do câncer em mulheres, além disso foram oferecidos testes rápidos de glicemia, aferição de pressão alta e pesagem.
A Dona de casa Keila dos Santos, 27 anos, aproveitou o sábado (18), penúltimo dia de caravana, para ir à Escola Nossa Senhora da Luz tirar a segunda via de sua carteira de identidade: "Essa é uma ação muito importante para nossa comunidade, a cidade fica muito longe e hoje consegui tirar meu documento que estava precisando".
Outras ações também foram realizadas nesse dia, como atualização do Cadastro Único, atendimento jurídico, Feira da Mulher Empreendedora, corte de cabelo, torneios esportivos e atividades como oficina de compostagem e agente ambiental mirim para 50 crianças.
Nesta edição, a caravana contou com a presença da Fundação PARÁ PAZ, programa do Governo Estadual que promove ações itinerantes de cidadania visando o atendimento integrado nas áreas da proteção, promoção e defesa social para crianças, jovens e mulheres.
Entre as atividades da parceria inédita do Governo do Estado e Município de Abaetetuba, foram realizados jogos cognitivos, pinturas faciais e brinquedoteca para as crianças. Além disso, 12 jovens participaram da oficina de conteúdo e marketing digital. "O minicurso ensina na prática como construir uma comunicação social e estratégia de vendas nas redes", informou o monitor Mateus Silva.
No domingo, o encerramento da programação socioassistencial foi marcado pelo casamento comunitário. Com organização da Prefeitura de Abaetetuba, 16 casais disseram o tão esperado "sim". Dona Maria Estela, 56 anos, prestes a concretizar seu sonho, comentou com felicidade: "Esse momento para mim hoje é motivo de muita alegria. Era um sonho que eu tanto esperava".
Texto: Ramon Pinheiro - ASCOM/PMA
Revisão: Naldo Araújo - ASCOM/PMA