A escola foi construída pela Prefeitura de Abaetetuba em parceria com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação
Um momento pra ficar marcado na memória e no coração dos moradores da Comunidade ribeirinha Igarapé São José, localizada às margens do Rio Capim, nas ilhas de Abaetetuba. Na manhã do dia 13 de dezembro, foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São José, que atenderá aproximadamente 33 crianças, divididas em turmas do Ensino Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
A escola,que por gerações funcionou em locais improvisados, agora conta com duas salas de aula, ventiladores, bebedouro, mesas e cadeiras novas, refeitório, dois banheiros, secretaria e uma caixa d'água. "É um sonho realizado que não foi apenas da minha geração, a que veio antes também sonhou", disse o Professor-coordenador Rafael Costa.
O prédio da unidade de ensino da Comunidade Igarapé São José agora faz parte da estrutura da rede municipal de ensino, que conta com 80 instituições educacionais municipais existentes nas 72 ilhas de Abaetetuba. Para essa construção a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da Secretaria de Educação, contou com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Para Dona Maria Oscarina (41), ex-aluna e mãe de uma das crianças estudantes, a inauguração foi um momento de muita emoção: "Havia 31 anos que esperávamos por este momento. As crianças estão muito ansiosas para estudar nessa escola que vai trazer só melhorias para nossa educação e ajudá-los a serem bons cidadãos", declarou a moradora, que doou parte de suas terras para a construção dessa escola.
A Comunidade ribeirinha, com aproximadamente 206 moradores, também poderá utilizar o espaço para outros fins. A Prefeita Francineti Carvalho destacou a multifuncionalidade das instalações: "a escola é a maior estratégia de empoderamento de uma comunidade. Este espaço muitas vezes acolhe a campanha de vacina, ações de educação de saúde bucal. Um equipamento importantíssimo que garante o direito a essas crianças uma educação de qualidade", assinalou a gestora.
Texto: Ramon Pinheiro - ASCOM/PMA
Revisão: Naldo Araújo - ASCOM/PMA