240 crianças estão sendo beneficiadas com as novas unidades escolares
A Prefeitura de Abaetetuba deu seguimento às ações de fortalecimento e melhoria na rede pública municipal de educação do município. Dessa vez, o foco foi o território das águas, com a entrega de duas escolas, garantindo melhores condições de acesso à educação e
aprendizagem aos alunos ribeirinhos.
Uma dessas unidades foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimundo Pauxis, no Rio Panacuera. As novas instalações foram entregues em 18 de janeiro e substituem o antigo prédio de madeira, que se encontrava em situação precária.
"Sempre sonhei em ver meus filhos estudando em uma escola bem estruturada", declarou Vanildo Pantoja, pai de aluno da unidade. "Nossa localidade é tão distante que às vezes as coisas não acontecem, e isso com certeza facilitará o processo de aprendizagem das crianças", refletiu.
A nova escola abriga duas salas de aula, sala da direção, secretaria, banheiros com acessibilidade, refeitório coberto, transformador de energia e ponte de acesso em concreto prontos para receber os 59 alunos matriculados. A obra é resultado do investimento de R$ 382.572,15 (trezentos e oitenta e dois mil, quinhentos e setenta e dois reais e quinze centavos), recurso oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Profissional da Educação (FUNDEB).
Três dias após a inauguração da escola Raimundo Pauxis, no Panacuera, outra localidade ribeirinha fez festa para receber uma nova unidade de ensino. No dia 20 de janeiro, foi reinaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dionísio Hage, na localidade Rio Quianduba, que atende a 179 alunos.
Prestes a completar 20 anos de sua inauguração, a escola - inaugurada em maio de 2004 - nunca o estabelecimento havia passado por reforma e agora, além da reforma e revitalização do espaço físico, a unidade também recebe um novo conjunto de mobiliário, composto por mesas, armários, cadeiras, freezer, bebedouro, ventiladores, mesas refeitório com bancos e carteiras novas.
Nesse mesmo dia, foi inaugurado o novo trapiche de acesso à EMEIF Dionísio Hage. As duas obras totalizaram um investimento de R$ 168.000,00 (cento e sessenta e oito mil reais), também custeados com recursos do FUNDEB.
"Agora, as crianças têm um espaço maravilhoso para estudar, com a biblioteca inaugurada há pouco tempo", agradeceu a moradora Adriana Bararuá. "Temos também um novo trapiche feito de concreto, porque o antigo estava podre. Então sou grata a Deus e as pessoas que lutaram por essa realização", comemorou.