NOTÍCIAS

31-JAN-2019

Prefeitura inicia registros técnicos de brinquedos de miriti que serão exportados

#Cultura POR TATI 31 DE JANEIRO DE 2019

Inésio Rodrigues, diretor da Fundação Cultural, artesãos de Abaetetuba e secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache

A Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), inicia o processo de registro dos brinquedos de miriti que serão comercializados no exterior. Assim, cada artesanato está sendo fotografado e registrado o tamanho e peso, assim como a história da origem da peça. A intenção da gestão "Trabalhando com o Povo" é consolidar no cenário internacional o artesanato de miriti como uma marca de Abaetetuba.

"Este ano, a Prefeitura também organizou as várias associações dos artesãos de brinquedos de miriti para facilitar a comercialização dos artesanatos para países da União Europeia e da América do Norte", informou o prefeito Alcides Negrão (Chita). A previsão é de que já em outubro a dezembro deste ano inicie a exportação das peças artesanais de miriti.

GERAÇÃO DE RENDA
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Geovanny Farache, cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa da Prefeitura. "Temos um número bastante expressivo de artesãos em nossa cidade, os quais sustentam suas famílias com a venda de brinquedos e artesanatos de miriti. Tenho certeza que esse incentivo que estamos dando às associações fomentará ainda mais a geração de renda aos artesãos e tornará Abaetetuba, a Capital Mundial do Brinquedo de Miriti, reconhecida internacionalmente", frisou.

Desde 2010, o brinquedo de miriti é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, pela Lei Estadual 7.433/2010. O artesanato de miriti produzido pelos artesãos de Abaetetuba consta ainda como elemento estruturante do Círio de Nazaré, com suas cores alegres e coloridas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SeloUnicef Há 50 dia(s)

Abaetetuba conquista pela terceira vez o Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

O município se destacou pelos avanços em saúde, educação e assistência social, superando a média nacional dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

#Saúde Há 217 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 219 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 219 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 220 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 224 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 225 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 226 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito