21-FEV-2024

Meu Nuca é Topity: Prefeita recebe jovens premiados em maratona nacional do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Abaetetuba foi destaque na maratona para divulgar o chatbot que tem como objetivo melhorar a autoestima de adolescentes

#SeloUnicef POR NATALIA 21 DE FEVEREIRO DE 2024

A Prefeita Francineti Carvalho recebeu, no último dia 08, em seu gabinete, representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), premiados na maratona nacional "Meu Nuca é Topity", promovida pelo Selo Unicef. No dia anterior, os jovens e as coordenadoras do núcleo participaram da premiação, em Belém, na sede do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), onde receberam um Kit Cinema, composto por datashow, tela de projeção e notebook, como reconhecimento pelo destaque na ação.

A tarefa proposta pela Unicef era divulgar o chatbot Topity, uma ferramenta digital acessada pelo Whatsapp ou Facebook Messenger, cuja interação se dá por meio da mistura de games e conversas sobre temas envolvendo a saúde mental dos jovens, visando a construção de uma autoestima positiva e consciência corporal.

Os quase cinquenta jovens estudantes, na faixa de 14 a 19 anos, integrantes do Nuca do município de Abaetetuba demonstraram grande empenho na maratona, alcançando cerca de 700 inscrições no chatbot Topity. O trabalho de divulgação foi realizado em diversas frentes: escolas, rodas de amigos e até mesmo no seio familiar. Com isso, Abaetetuba garantiu o 3º lugar no placar nacional da maratona, sendo o único município paraense a alcançar a premiação.

A maratona era composta pelos seguintes desafios para o fortalecimento da autoestima e da consciência corporal: Aparência não é tudo; meu corpo, minhas regras; a arte de não se comparar; desafio do espelho; redemoinho de likes; por trás das propagandas; desista de desistir e tudo que você é capaz.

O desafio "Meu NUCA é Topity" teve como objetivo reconhecer e incentivar a o uso do chatbot por adolescentes e jovens, estimulando seu protagonismo e assegurando um ambiente privado e livre de julgamentos. Os núcleos com maior participação, conforme categorias estabelecidas pelo regulamento, foram premiados com o Kit Cinema

A estudante Rayana Ribeiro, de 17 anos, contou o que aprendeu com a experiência dos oito desafios. "Foi muito gratificante, comecei a enxergar algumas coisas de outra forma, aprendi mais sobre auto estima, depressão, cyberbullying, sexualidade, entre outras questões", relatou.

"O Kit Cinema era algo que queríamos muito para desenvolver atividades com nossos adolescentes e agora temos o telão, datashow e notebook" festejou Rosani Fonseca, articuladora do Selo Unicef no município de Abaetetuba.

Topity - É uma ferramenta virtual, criada pelo UNICEF, em parceria com a Dove, para apoiar adolescentes e jovens na construção de uma imagem corporal positiva, por meio de temas que fortaleçam a sua autoestima, para poderem ter experiências positivas de aprendizagem, socialização e bem-estar. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada pelo WhatsApp, no número 95 98420-9991, e no Facebook Messenger pelo nome Topity UNICEF. Para os profissionais que atuam diretamente com adolescentes e jovens foi desenvolvido o guia Topity, que integra as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e norteia os desafios atuais para esse público. Para mais informações do guia acesse : https://www.unicef.org/brazil/relatorios/guia-topity

Texto: Ramon Pinheiro/Susan Santiago - ASCOM PMA