21-FEV-2024

Abaetetuba participa de evento sobre desenvolvimento regional promovido pelo Sebrae/Pa

Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.

#Empreendedorismo POR NATALIA 21 DE FEVEREIRO DE 2024

Prefeita Francineti Carvalho representou Abaetetuba junto a lideranças de mais dez municípios do Baixo Tocantins

Na tarde de ontem (20), lideranças políticas, representantes do setor empresarial e sociedade em geral participaram do Seminário "Sebrae, Parceiros e o Território", realizado no município de Barcarena. O encontro teve como objetivo apresentar a estratégia "Territórios Empreendedores", a qual visa estabelecer uma cooperação entre os municípios para fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico e sustentável.

A metodologia, desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas no Pará (Sebrae/Pa), propõe a cooperação regional por meio do agrupamento de lideranças dos diversos municípios, para juntos pensarem estratégias que possam colaborar para a expansão das potencialidades, de acordo com as particularidades de cada localidade.

Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae no Pará destacou a importância de ouvir as lideranças e comunidade em geral. "Nós iremos escutar a comunidade e os líderes parceiros e, juntos, vamos identificar o que precisamos para trabalharmos no desenvolvimento dos municípios. A população só tem a ganhar, sobretudo na geração de emprego e renda", afirmou.

O Baixo Tocantins é a quarta região a receber a iniciativa liderada pelo Sebrae/ Pa. Participaram do encontro representantes de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá,Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. "A presença de Abaetetuba neste evento só fortalece mais ainda a parceria consolidada da Prefeitura com o Sebrae", ressaltou Domingas Ribeiro.

"É muito importante que os municípios da região do Baixo Tocantins discutam alternativas para fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável da nossa região" destacou a Prefeita do município de Abaetetuba, Francineti Carvalho.

O Programa Territórios Empreendedores surge como desdobramento do Programa Lider - Liderança para Desenvolvimento Regional, o qual já trabalhava o estímulo ao alinhamento das demandas no plano regional, com foco na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional e sustentável . Ao todo, a iniciativa já impactou positivamente mais de 800 municípios brasileiros com a parceria entre Setor público, executivo e legislativo na criação de estratégias de desenvolvimento em grupo.

Desenvolvido em três fases, o processo de implantação da estratégia inicia com a apresentação para as lideranças municipais. Em seguida, ocorre a mobilização das lideranças e cronogramas de agendas para discutir e definir as ações a serem realizadas durante a aplicação da parceria dos municípios e Sebrae. Por fim, ocorre a fase da transformação, na qual são definidas as prioridades de atuação e são fechadas as parcerias que ajudarão a colocar em prática as ações definidas.

Na ocasião, também foi realizada palestra sobre o tema "Territórios Empreendedores" com Arnaldo Júnior Farias, Professor e Consultor nas áreas de Políticas Públicas na qual foram mostrados exemplos de regiões onde a implantação do programa gerou impacto positivo na geração de emprego e renda.

Texto: Ramon Pinheiro - ASCOM/PMA