NOTÍCIAS

27-FEV-2024

Deslizamento: Defesa Civil anuncia nova redução do polígono de risco e avanço no plano de retorno das famílias afetadas

Estudos técnicos respaldam a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil a autorizar o retorno de mais moradores para a área evacuada em 2023.

#DefesaCivil POR NATALIA 27 DE FEVEREIRO DE 2024

Famílias afetadas recebem informações sobre a nova fase de desinterdição da área evacuada após o sinistro ocorrido em 2023

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (27), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Abaetetuba (COMPEDEC) prestou informações atualizadas às famílias residentes na área do deslizamento ocorrido em 26 de fevereiro de 2023 devido a um movimento de massa registrado na margem do Rio Maratauíra, na altura da Rua Dom Pedro I, que afetou moradores dos bairros São José e São João.

Na oportunidade, a COMPEDEC anunciou a desinterdição de mais uma parte dos imóveis evacuados após o sinistro. Os moradores da margem direita da Rua Siqueira Mendes receberão autorizações nominais para retornar aos imóveis de forma legal, inclusive com liberação da área para atividades comerciais.

A nova fase de desinterdição acompanha a redução do polígono de risco, atestada por estudos técnicos realizados em parceria pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Sedop) e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB - antigo CPRM). Em dezembro de 2023, uma parte das famílias afetadas já havia sido autorizada a retornar às suas casas.

A Prefeitura de Abaetetuba vai disponibilizar caminhões de mudança para auxiliar no retorno das famílias para seus imóveis, os interessados deverão realizar o agendamento junto à Defesa Civil. Aqueles que estiverem inscritos para o recebimento de aluguel social terão o benefício mantido até o retorno definitivo para suas casas.

Para garantir que as famílias encontrarão a área dentro das devidas condições de habitação, a Secretaria Municipal de Obras já foi notificada para realizar serviços como coleta de lixo, limpeza e infraestrutura urbana no perímetro.

Visando a proteção dos moradores da área e a redução de riscos, a Defesa Civil Municipal planeja oferecer treinamentos para preparar, prevenir e mitigar situações de risco. A atuação preventiva da COMPEDEC no caso do deslizamento no bairro São José protegeu a população da área, que começou a ser evacuada dois dias antes do sinistro, a partir da observação de sinais de risco, garantindo a incolumidade pública .

Texto: Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 5 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 11 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 14 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 18 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 19 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito