NOTÍCIAS

29-FEV-2024

Comunidade do Rio Urubueua celebra a inauguração da Escola Municipal Santo Antônio

A unidade escolar atende setenta e dois alunos em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

#Educação POR NATALIA 29 DE FEVEREIRO DE 2024

A antiga casa de palafita que abrigava a unidade escolar deu lugar a um prédio inteiramente novo, todo em alvenaria, garantindo melhores condições a toda comuniade escolar

"Um novo começo", foi o mote da apresentação realizada pelas crianças que estudam na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santo Antônio, na abertura da cerimônia de inauguração da unidade escolar, agora construída em alvenaria e entregue à população em uma solenidade marcada pela emoção. Com apresentação de dança e exibição de fotos ilustrativas do histórico da escola, que antes funcionava em uma casa de palafita, os alunos celebraram, na manhã desta quinta-feira (29) o início de um novo tempo para a educação na comunidade.

A escola atualmente atende 72 alunos, na faixa etária de três a nove anos, nos turnos da manhã e tarde. O novo prédio, construído com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é composto por duas salas de aula, secretaria, banheiros, copa cozinha, refeitório, e recebeu novos equipamentos, como ventiladores, caixa d'água, motor gerador de energia, mesas, cadeiras, bebedouro, fogão, freezer, além da construção da rampa em concreto para acesso do cais à escola, garantindo mais segurança à comunidade escolar.

A Prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, ressaltou a importância de um espaço bem estruturado para uma boa qualidade do processo de ensino-aprendizagem. "É um momento de muita alegria poder proporcionar às nossas crianças ribeirinhas essa escola totalmente adequada, com espaço lúdico para que elas tenham a oportunidade de vivenciar a educação em um ambiente mais bonito e acolhedor", afirmou.

Para a gestora da unidade, Diana Teles, o sentimento é de realização. " A gente se emociona ao ver esse espaço, porque só nós sabemos da nossa luta desde quando tentaram desativar nossa escola, então, agradecemos muito a essa gestão". relatou.

Dona Rosilda Martins, de 59 anos, filha de Armando Cavalheiro e Joaquina Dias, saudosos moradores da comunidade que, percebendo a necessidade e importância da educação, doaram o terreno para a construção da escola ainda em madeira, demonstrou sua felicidade com a inauguração do prédio. "Para mim é um motivo de alegria ver o sonho realizado da comunidade e da minha mãe que doou o terreno para essa construção. Agradeço a Deus e gestão por esse momento", festejou.

O Secretário Municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, ressaltou a força e união da comunidade na busca por uma melhor qualidade na educação das crianças. "Fruto da coletividade, fruto da luta de um povo que sabe dos seus direitos", salientou.

Além da Escola de Educação Infantil e Fundamental Santo Antônio, o governo municipal está construindo, nas ilhas de Abaetetuba, oito escolas com estruturas em alvenaria para garantir o acesso à educação e mais dignidade aos povos ribeirinhos.

Para reforçar a importância do investimento na melhoria da qualidade da educação, a cerimônia de inauguração contou com a participação do "Instituto Vida" com um musical pra lá de animado, feito pelos mascotes Luíza e seu cão Azeitona. O projeto distribuirá mensalmente livros e revistas com conteúdos pedagógicos aos alunos da unidade escolar de forma gratuita, promovendo um importante reforço e incentivo ao hábito da leitura na comunidade do Rio Urubuéua.

Na mesa diretiva da solenidade estavam a Prefeita Francineti Carvalho, Secretário de Educação Jefferson Felgueiras, a diretora Diana Teles, representante do corpo docente, representante dos pais, Presidente da Câmara Municipal Aluísio Corrêa e diversos representantes políticos.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 5 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 11 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 14 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 18 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 19 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito