A unidade escolar atende setenta e dois alunos em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A antiga casa de palafita que abrigava a unidade escolar deu lugar a um prédio inteiramente novo, todo em alvenaria, garantindo melhores condições a toda comuniade escolar
"Um novo começo", foi o mote da apresentação realizada pelas crianças que estudam na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santo Antônio, na abertura da cerimônia de inauguração da unidade escolar, agora construída em alvenaria e entregue à população em uma solenidade marcada pela emoção. Com apresentação de dança e exibição de fotos ilustrativas do histórico da escola, que antes funcionava em uma casa de palafita, os alunos celebraram, na manhã desta quinta-feira (29) o início de um novo tempo para a educação na comunidade.
A escola atualmente atende 72 alunos, na faixa etária de três a nove anos, nos turnos da manhã e tarde. O novo prédio, construído com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é composto por duas salas de aula, secretaria, banheiros, copa cozinha, refeitório, e recebeu novos equipamentos, como ventiladores, caixa d'água, motor gerador de energia, mesas, cadeiras, bebedouro, fogão, freezer, além da construção da rampa em concreto para acesso do cais à escola, garantindo mais segurança à comunidade escolar.
A Prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, ressaltou a importância de um espaço bem estruturado para uma boa qualidade do processo de ensino-aprendizagem. "É um momento de muita alegria poder proporcionar às nossas crianças ribeirinhas essa escola totalmente adequada, com espaço lúdico para que elas tenham a oportunidade de vivenciar a educação em um ambiente mais bonito e acolhedor", afirmou.
Para a gestora da unidade, Diana Teles, o sentimento é de realização. " A gente se emociona ao ver esse espaço, porque só nós sabemos da nossa luta desde quando tentaram desativar nossa escola, então, agradecemos muito a essa gestão". relatou.
Dona Rosilda Martins, de 59 anos, filha de Armando Cavalheiro e Joaquina Dias, saudosos moradores da comunidade que, percebendo a necessidade e importância da educação, doaram o terreno para a construção da escola ainda em madeira, demonstrou sua felicidade com a inauguração do prédio. "Para mim é um motivo de alegria ver o sonho realizado da comunidade e da minha mãe que doou o terreno para essa construção. Agradeço a Deus e gestão por esse momento", festejou.
O Secretário Municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, ressaltou a força e união da comunidade na busca por uma melhor qualidade na educação das crianças. "Fruto da coletividade, fruto da luta de um povo que sabe dos seus direitos", salientou.
Além da Escola de Educação Infantil e Fundamental Santo Antônio, o governo municipal está construindo, nas ilhas de Abaetetuba, oito escolas com estruturas em alvenaria para garantir o acesso à educação e mais dignidade aos povos ribeirinhos.
Para reforçar a importância do investimento na melhoria da qualidade da educação, a cerimônia de inauguração contou com a participação do "Instituto Vida" com um musical pra lá de animado, feito pelos mascotes Luíza e seu cão Azeitona. O projeto distribuirá mensalmente livros e revistas com conteúdos pedagógicos aos alunos da unidade escolar de forma gratuita, promovendo um importante reforço e incentivo ao hábito da leitura na comunidade do Rio Urubuéua.
Na mesa diretiva da solenidade estavam a Prefeita Francineti Carvalho, Secretário de Educação Jefferson Felgueiras, a diretora Diana Teles, representante do corpo docente, representante dos pais, Presidente da Câmara Municipal Aluísio Corrêa e diversos representantes políticos.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA