Atualização de carteira vacinal, exames preventivos e serviços de beleza fazem parte da programação.
No Centro de Convivência da Pessoa Idosa a ação envolveu orientações, atividade física, vacinação e outros serviços
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março, e à Campanha "Março Lilás", de conscientização e prevenção do Câncer do Colo de Útero, o Governo Cuidando de Todos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba (Sesmab), realiza diversas ações que visam fortalecer a cultura do cuidado com a saúde e promoção da autoestima da mulher, nas zonas urbana, rural e região das ilhas. A programação da Semana de Saúde da Mulher ocorre no período de 04 a 08 de março, em diversos territórios do município.
Entre os serviços oferecidos estão massoterapia, fisioterapia, vacinação (Covid-19, Hepatites e Tríplice viral), orientação sobre saúde bucal e aplicação de flúor, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, distribuição de preservativos, atividades físicas, Exame Preventivo do Colo de Útero, além cuidados com a imagem pessoal, como corte de cabelo e design de sobrancelhas.
A Coordenadora Municipal do Programa Saúde da Mulher, Kamila Kemil, informou que os serviços serão ofertados durante todo o mês de março e enfatizou a importância do Exame PCCU na manutenção da saúde da mulher. "O Exame Preventivo do Colo de Útero é um dos mais eficazes", destacou.
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser realizado a cada três anos.
Nas ações também são promovidas palestras sobre o "Programa Dignidade Menstrual", uma iniciativa do Governo Federal para promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e a oferta gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de 10 a 49 anos de baixa renda, inscritas no CadÚnico, que podem retirá-los em farmácias credenciadas ao programa "Farmácia Popular".
Maria das Graças Santos, de 74 anos, veio do rio Tauá- Urubuéua especialmente para participar da ação no Centro dos Idosos "É uma bênção que nós temos, já fiz o teste de glicemia e verifiquei a pressão", contou. A idosa se sentiu valorizada com a iniciativa da gestão do cuidado. "Isso tudo faz bem não só para o corpo como para a alma", afirmou.
Além do CCPI, os condomínios Angelim e Green Grove também já receberam os serviços, até o final da semana, outros territórios receberão as ações, confira o cronograma:
06/03 - Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Beja;
07/03 - Rio Paruru;
08/03 - Complexo Poliesportivo do Algodoal/Ginásio Chico Narrina
As ações ocorrem sempre no período da manhã, das 8 às 12 horas e todas as mulheres podem participar.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA