NOTÍCIAS

19-MAR-2024

Caravana da Cidadania: Após ação integrada, Prefeitura realiza entrega de documentos e óculos na Colônia Nova

Mais de 400 pessoas estiveram presentes na continuidade da ação integrada realizada no último mês de janeiro

#CaravanaDaCidadania POR NATALIA 19 DE MARÇO DE 2024

Registros do Cadastro Rural Ambiental (CAR), cédulas de identidade e óculos foram entregues a mais de 460 beneficiados

A Caravana da Cidadania, ação integrada realizada pelo Governo Cuidando de Todos em diversos territórios rurais de Abaetetuba, segue deixando seu legado de cuidado e garantia de direitos por todo o município. No último sábado (16), documentos de identidade, registros do Cadastro Ambiental Rural e óculos de grau chegaram às mãos dos cidadãos atendidos durante a 11ª edição da Caravana, realizada no último mês de janeiro, na comunidade Colônia Nova.

Mais de 460 pessoas participaram das entregas referentes aos serviços acessados durante a ação, que atendeu moradores da Colônia Nova e de localidades próximas, como Camurituba e Pau da Isca, localizadas na chamada "zona rural estradas". Ao todo, foram entregues 350 cédulas de identidade, 67 óculos de grau e 39 Registros do Cadastro Ambiental que, somados aos 111 registros do CAR entregues anteriormente, contabilizaram um total de 150 beneficiados pela ação.

A doação dos óculos de grau foi fruto da parceria entre o Governo Municipal e o Deputado Federal Keniston Braga, que colocou à disposição a "Carreta da Saúde", com a oferta de consultas médicas, exames oftalmológicos e fornecimento dos óculos a quem realizou a consulta na oportunidade.

O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Zacarias, destacou a importância da população ter seus documentos regularizados. "O RG é o documento básico e necessário que garante o direito a outros documentos, cadastro e benefícios para a nossa população", afirmou. "Já com a emissão do recibo do CAR a gente garante a condição ambiental para que o agricultor possa ter a segurança de produção e não ter nenhum tipo de interferência com relação a uma quebra na legislação", explicou.

Dona Maria de Sousa, de 34 anos, moradora da Comunidade Colônia Nova, aproveitou a ação de cidadania para regularizar a documentação da família e agradeceu pela oportunidade. "Hoje eu vim receber meu documento de identidade e da minha bebê, fiquei muito feliz de ter conseguido. Agradeço a oportunidade e digo a todos que aproveitem essas ações da prefeitura para tirar seus documentos grátis", enfatizou.

BENEFÍCIOS IMPORTANTES

A emissão de Carteira de Identidade é serviço de grande importância para a população, uma vez que o Registro Geral garante a identificação pessoal e garante acesso a serviços e benefícios, tanto governamentais, quanto privados, como matrícula em universidade, abertura de conta bancária, entre outros. Ao garantir o acesso à esse serviço, a Prefeitura fortalece a cidadania e garante a ampliação do seu exercício.

Segundo o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental, o CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um documento obrigatório e serve de base para realização de todas as atividades de uma propriedade rural, incluindo licenciamentos, limpeza de áreas, financiamentos, venda da produção agrícola e pecuária e até mesmo para exercer qualquer atividade de forma legal na propriedade.

A próxima edição da Caravana da Cidadania está marcada para o mês de abril, no Ramal do Maranhão, localizado na PA - 409. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Abaetetuba para mais informações.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Susan Santiago - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 5 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 11 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 14 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 18 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 19 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito