Os equipamentos, construídos pela Prefeitura de Abaetetuba, beneficiarão cerca de trezentas e quarenta famílias ribeirinhas com água tratada.
Assacu, Arapapu, Maracapucu Cariá, Baixo Tucumanduba e Alto Paruru foram as comunidades contempladas
O Governo Cuidando de Todos vem ampliando o acesso à água potável para os povos ribeirinhos do município de Abaetetuba. Nos dias 24 e 25 de março, foi concluída mais uma etapa do Projeto Salta-z, com a entrega de cinco elevados em concreto para funcionamento do sistema de abastecimento de água nas comunidades ribeirinhas Assacu, Arapapu, Maracapucu Cariá, Baixo Tucumanduba e Alto Paruru. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Abaetetuba e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), executada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semagri).
Ao todo, vinte e um elevados em alvenaria já foram inaugurados no Território das Águas (ilhas de Abaetetuba), beneficiando um total de mil seiscentos e vinte famílias ribeirinhas desde a retomada do programa Salta-z no município, em 2021.
A Prefeita Francineti Carvalho destacou a importância do investimento na construção das estruturas em alvenaria. "É um projeto que vai ficar para diversas gerações e que vem, acima de tudo, trazer saúde para o nosso povo", salientou.
"A Funasa entra com os equipamentos, a Prefeitura constrói os elevados e também capacita a comunidade, além de fazer a distribuição dos produtos para a higienização, garantindo a boa qualidade da água", enfatizou a gestora municipal sobre as parcerias que garantem a efetividade do projeto.
Para Cristiney Corrêa, morador da Comunidade Baixo Tucumanduba, o projeto Salta- z é fundamental na garantia de água tratada para a população das ilhas. "Vai contribuir ainda mais para a erradicação de muitas doenças que afetam nossas famílias", avaliou.
Ainda segundo o ribeirinho, a comunidade foi contemplada com o Programa Salta-Z em 2019, mas a construção do elevado ficou sob responsabilidade dos próprios moradores que, devido ao alto custo financeiro da instalação, fizeram a estrutura em madeira. "Agora, com a entrega do elevado em alvenaria pela Prefeitura, nós, enquanto comunidade, vamos fazer nossa parte que é cuidar e zelar pelo Salta-z", concluiu.
PROGRAMA SALTA-Z
O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma tecnologia sustentável de tratamento de água desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de comunidades ribeirinhas, as quais não possuem acesso à água potável. O processo de purificação da água se constitui por meio da captação da água do leito dos rios, e atuação do sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro. Por fim, a água passa por um filtro que a torna própria para consumo e chega à população para garantir mais cidadania e melhor qualidade de vida.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA