NOTÍCIAS

28-MAR-2024

3ª Edição da Feira do Peixe Vivo fortalece atividade aquícola em Abaetetuba

Cerca de três toneladas de pescados, camarões e caranguejos são comercializados durante a ação.

#FeiraDoPeixeVivo POR YASMIN NOGUEIRA 28 DE MARÇO DE 2024

Visando incentivar a piscicultura no município de Abaetetuba, oferecendo aos consumidores produtos de boa procedência a preços acessíveis, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semagri), promoveu nesta quinta-feira (28), no galpão da Feira Municipal do Produtor Rural, a 3ª edição da Feira do Peixe Vivo.

O movimento por lá começou bem cedo, às 6 horas da manhã, Maria Gomes, de 72 anos, chegou à feira para garantir o pescado do almoço da sexta-feira santa "Nós temos a oportunidade de comprar esse peixe vivo uma vez por ano e saborear esse peixe gostoso na Semana Santa", disse. A consumidora elogiou a faixa de preços dos pescados "Já é o segundo ano que compro aqui, o preço é bom, principalmente, para a população carente e, é importante a gente ajudar também as pessoas que trabalham com criação de peixe", concluiu.

Segundo o responsável pela Semagri, Fernando Zacarias, a Feira do Peixe Vivo é um momento de valorização e fomento da cadeia produtiva do pescado na região. "Uma oportunidade para a população de Abaetetuba ter um local adequado para fazer a compra do peixe vivo com qualidade e preços mais acessíveis", afirmou. "Além disso, ajuda na cadeia produtiva do pescado, tanto dos pescadores artesanais quanto dos criadores de peixe, complementando a economia do município", enfatizou.

Ao todo, 12 piscicultores foram cadastrados pela Semagri para participar do processo de criação e comercialização de aproximadamente 3 toneladas de pescados vivos e congelados, caranguejos e camarões. Durante um ano, a Prefeitura de Abaetetuba oferece suporte técnico necessário para o desenvolvimento da piscicultura com a realização de vistorias dos tanques e orientações técnicas para que os piscicultores cadastrados possam receber a doação de alevinos, além do acompanhamento até chegada hora da despesca e comercialização na Feira do Peixe Vivo.

Para o piscicultor, Benedito Souza, de 27 anos, as vendas foram satisfatórias. "A gente cria durante um ano para quando chegar essa época vendermos juntos com a Prefeitura que apoia a gente". O criador de peixes comercializou cerca de 110 quilos de Tambaqui, uma das principais espécies aquícolas produzidas no Pará.

Outros tipos de pescados também estavam disponíveis, entre os mais vendidos, Pirapitinga, Matrinxã, Tilápia, Tambacu, Filhote, Dourado e o tradicional Mapará. Além dos pescados e frutos-do-mar, foram comercializados 40 litros de açaí. A Feira Municipal do Agricultor Rural manteve sua programação normal durante a realização da ação com vendas de diversos produtos como artesanatos, granjeiras e hortifrutis.

Ainda na Feira do Peixe Vivo, a Secretaria Municipal de Obras distribuiu peixes e kits com temperos, legumes e verduras, garantindo um almoço de Páscoa farto para as famílias de 40 servidores públicos da Semob.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 1 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 3 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 3 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 4 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 8 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 9 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 10 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 15 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito