NOTÍCIAS

18-ABR-2024

"Agenda 2030": Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#MeioAmbiente POR YASMIN NOGUEIRA 18 DE ABRIL DE 2024

Na última quinta-feira (18), foi lançado o 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE) de Abaetetuba, o documento traz informações sobre o perfil de emissões e suas principais fontes geradoras de GEE no município. O evento de lançamento ocorreu no Workshop - Agenda 2030, uma realização da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, no auditório da Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba.

O Secretário de Meio Ambiente, Raphael Sereni destacou que o Inventário de Emissões de GEE é um passo importante no trabalho de combate às mudanças climáticas "Nós conseguimos apresentar o nosso inventário com todo o diagnóstico para a elaboração de políticas públicas e seguir avançando como um dos municípios que concretizam a "Agenda 2030" e colaboram para mitigar as emergências climáticas globais", salientou.

O Protocolo Global para Inventários de Emissões de GEE, na Escala da Comunidade (GPC) é uma metodologia usada para calcular o índice de emissões GEE específico para cidades e governos locais garantindo credibilidade das informações, além de estimular a transparência no acesso à dados e facilitar a comparação com outros inventários realizados por outras governanças.

O levantamento foi construídos a partir do trabalho feito pelas equipes técnicas das Secretarias Municipais de Abaetetuba, e com apoio técnico da ICLEI (Associação mundial de governos locais e regionais dedicados ao desenvolvimento sustentável), União Europeia no Brasil, do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, Associação Brasileira de Municípios, Frente Nacional de Prefeitos, Instituto Alziras e Instituto Nosso Clima.

De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que as principais fontes de emissão de GEE no município são provenientes do gás de cozinha doméstico, em segundo da eletricidade, seguidos da porcentagem de emissões advindas dos combustíveis utilizados em rabetas, pequenas embarcações muito utilizadas pelas populações das 72 ilhas ribeirinhas do município.

Após o lançamento do documento, foi dada a hora das exposições de boas práticas de implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 efetivados em Abaetetuba. Entre os 12 projetos apresentados, pode-se destacar "Adema Digital: reduzindo o consumo de papel e promovendo a sustentabilidade", "Despertar Ambiental"- (Semob), Centro de Esportes e Lazer - CEU (Semas), e Pet+Saúde Animal (Semeia).

Pelas significativas contribuições ao Desenvolvimento da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no município, todas as instituições participantes receberam o "Prêmio ODS Abaetetuba" como reconhecimento de suas boas práticas.

Antônio Francisco da Costa Silva Neto, Chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Cidades, elogiou as políticas públicas realizadas pela gestão municipal. "A prefeitura de Abaetetuba, o seu corpo técnico e a população precisam mostrar o que eles fizeram, os resultados que eles conseguiram são muito impressionantes, para que outros municípios se engajem nesse movimento também". O embaixador ressaltou a importância do diálogo entre o poder público e a população. "Só engajando os cidadãos no seu território onde eles moram, é que a gente vai poder efetivamente implementar soluções de desenvolvimento sustentável nos três pilares que são o econômico, social e ambiental", concluiu.

A Prefeita Francineti Carvalho também recebeu certificado de reconhecimento pelo progresso climático de Abaetetuba entregue pelo Projeto de Pacto Global de Prefeitas e Prefeitos pelo Clima e Energia. "Esse reconhecimento é bem significativo para todo o trabalho que está sendo feito e para essa vontade de fazer o que é melhor, sempre baseado na ciência, no conhecimento, buscando o melhor para a cidade", disse Michelle Ferreti, Diretora do Instituto Alziras, organização sem fins lucrativos que atua para ampliar e fortalecer a participação de mulheres em sua diversidade na política brasileira.

AGENDA 2030

A Agenda 2030, se trata do compromisso firmado entre 12 cidades espalhadas pelo mundo para difundir e dar transparência no processo de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que representam um conjunto global com metas destinadas a abordar desafios referentes ao meio ambiente, meio social e econômico e para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas no município.

EFEITO ESTUFA

Entre as principais consequências negativas do Efeito Estufa estão a elevação de temperatura, derretimentos das calotas polares, aumento do nível do mar, extinção de espécies e danos ao ecossistema, deslizamento de terra, temperaturas severas e insegurança alimentar.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 1 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 3 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 3 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 4 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 8 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 9 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 10 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 15 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito