17-MAI-2019

Festival do Miriti promete gerar empregos e celebrar tradição local

#FestivalDoMiriti POR ALAN 17 DE MAIO DE 2019
A produção artesanal com o aproveitamento da matéria-prima do miritizeiro será exposta entre os dias 31 de maio e 2 de junho, durante o 16° Festival do Miriti - Miritifest, que será realizado na Praça Francisco de Azevedo Monteiro (Praça da Bandeira), em Abaetetuba, região do Baixo Tocantins. Cerca de 200 mil visitantes devem prestigiar o evento, que promete gerar 100 empregos diretos e 500 indiretos, segundo estimativa da organização.

O Miritifest é um evento onde todos os artesãos têm a oportunidade de mostrar suas mais variadas produções realizadas durante o ano. O festival é uma iniciativa dos próprios artesãos que sentiram a necessidade de criar o evento no município, visando a valorização local.

Dentre os produtos, estão os famosos brinquedos de miriti, muito conhecidos de quem participa, em Belém, das festividades do Círio de Nazaré. Há brinquedos de todos os tipos, cores e tamanhos, que embelezam o festival e que já fazem sucesso ao redor do mundo. Não é à toa que Abaetetuba é conhecida como a capital mundial do brinquedo de miriti.

Segundo o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão, o festival é um evento importante de valorização da cultura local, que fomenta a economia e gera emprego e renda para o município. "Estamos trabalhando para que a edição 2019 seja um sucesso, pois nossos artesãos merecem ser reconhecidos e nossa sociedade, assim como os turistas, precisam de momentos de arte, cultura e lazer", destacou.

A abertura inicia às 6h do dia 31 de maio. O ponto alto deste ano será a aguardada apresentação de artistas do município, além da presença das bandas Pop Show, Toninho e banda, Pérola Negra, grupo Pagode Pra Namorar, entre outros. As comidas típicas e o tradicional Desfile da Garota Miriti 2019 também são esperados.

Serviço:

16º Festival do Miriti em Abaetetuba
Quando: 31 de maio a 2 de junho

(Agência Pará)

Foto: Aran Neas

#MeioAmbiente Há 15 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 16 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 22 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 25 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 28 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 28 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 29 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 30 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?