NOTÍCIAS

14-NOV-2022

Vacinação contra Covid-19 continua em Abaetetuba

Também continua no calendário do município a vacina contra a paralisia infantil.

#COVID-19 POR NATALIA 14 DE NOVEMBRO DE 2022

Diante do aumento de casos em todo o Brasil, a PMA reforça que a vacinação contra a covid-19 continua por toda Abaetetuba. Nesta segunda-feira (14), os imunizantes da Pfizer (adulto e pediátrico) estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, estradas e ilhas.

A Pfizer pediátrica é destinada para crianças de 5 a 11 anos. Estarão disponíveis a 1° e 2° dose (para quem realizou a 1° dose com a mesma vacina). Já a Pfizer adulto é a partir de 12 anos. Serão disponibilizadas a 1°,2° (para quem realizou a 1° com a mesma vacina),3° (a partir de 12 anos) e 4° (a partir de 18 anos) doses.

A coordenadora de imunização de Abaetetuba, Mariceli Ferreira, afirma que a cobertura de vacinados contra a covid é de 80,34%. "Apesar de atingirmos um percentual de vacinados muito bom, a campanha continua, porque ainda existem casos de Covid. Porém a pessoa vacinada apresenta sintomas mais leves", comenta.

Mariceli reitera que em nenhum momento faltou a vacina. "O que pode acontecer é que varia o imunizante de uma dose para outra. O que ainda estamos aguardando são as doses para 3 anos", disse a enfermeira.

Sobre o aumento de casos, ela afirma que a Sesmab (Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba) pretende fazer ações de intensificação. "Vamos atuar com a vacinação extra muro, que é feita fora das unidades de saúde, nas escolas, nas praças, barracão de comunidades. Convidando a todos para atualizar sua caderneta vacinal".

Vacinação bebês

Destinada aos bebês de 6 meses a 2 anos, o imunizante da pfizer bebê deve chegar em breve ao município. "Como é uma vacina diferenciada, fizemos o treinamento de todas as equipes de saúde para que possam aplicá-las. O treinamento dos nossos técnicos e enfermeiros vai até dia 18 de novembro. Essa vacinação será feita por etapas, primeiramente para crianças nessa faixa etária com comorbidades", explicou.

Funcionamento/Horários

As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, com exceção do feriado do dia 15 de novembro. Os horários são:

Unidades das Ilhas: 08h às 12h

Unidades das estradas: 8h às 15hs

Unidades da cidade: 8h às 17h

Poliomielite

Também continua no calendário do município a vacina contra a paralisia infantil. Estão disponíveis as vacinas VIP (vacina inativada poliomielite) para bebês de 2,4 e 6 meses de idade, no esquema primário de 3 doses e também a VOP (vacina oral poliomielite) para 1 ano e 3 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A cobertura da vacinação no município contra poliomielite é 74,10 %.

Para ter acesso as imunizações, basta procurar uma das unidades de saúde e apresentar Cartão SUS além da Carteira de Vacinação.

(Texto: Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 14 dia(s)

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#MeioAmbiente Há 20 dia(s)

Audiência Pública discute propostas para diminuir poluição sonora em Abaetetuba

O bairros que mais causam poluição sonora são Algodoal, em primeiro lugar, seguido do São Lourenço e em terceiro lugar o Centro.

#ValorizaçãoDoServidor Há 33 dia(s)

Prêmio Célio Santana reconhece e valoriza trabalho de servidores municipais

Funcionalismo municipal elegeu os destaques de cada secretaria de governo, em reconhecimento aos méritos profissionais e ao bom desempenho no servir ao público

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Festa de Halloween marca encerramento do semestre do projeto Girândola

Atualmente as oficinas promovidas são de incentivo a leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres.

#ÁguaTratada Há 38 dia(s)

Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

#Mobilidade Há 41 dia(s)

Saiba o cronograma de transportes gratuitos para votação no domingo

Serão disponibilizados 43 ônibus e 102 embarcações, abrangendo todo o território municipal

#NovoMercadoMisto Há 42 dia(s)

Reforma vai garantir mais acessibilidade e saúde nos mercados municipais

O projeto está em fase de publicação para o Processo Licitatório e segue algumas etapas até início das obras. Todos os próximos passos, serão informados em nossos canais oficiais.

#ÁguaTratada Há 43 dia(s)

PMA inaugura elevados do Sistema SALTA-Z nesta sexta

O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito