NOTÍCIAS

24-NOV-2022

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#Saúde POR NATALIA 24 DE NOVEMBRO DE 2022

A jornada formativa capacita e integra os agentes para fortalecimento da Atenção Básica no município

Integrar, valorizar e capacitar os agentes comunitários de saúde para fortalecer a atenção primária e reforçar o trabalho de promoção de saúde e prevenção de doenças no município, garantindo mais cuidado para toda a população. Esses foram os objetivos da jornada formativa para os agentes comunitários de saúde realizada nos dias 22 e 23 de novembro pela Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A programação contou com dinâmicas de integração e a abordagem de três temas fundamentais para a atuação cotidiana dos agentes e deu início a um processo de formação continuada para fortalecer a Atenção Básica no município, conforme revelou o Secretário Municipal de Saúde, Charles Tocantins. "Trabalhamos três temas básicos: saúde mental, que aumentou muito após a pandemia; Doença de Chagas, já que Abaetetuba é um município endêmico para Chagas; e Infecções Sexualmente Transmissíveis. E a partir do próximo ano, vamos fazer um programa forte de qualificação desses agentes", pontuou o titular da SESMAB.

Os agentes comunitários de saúde compõem as equipes multiprofissionais do serviço da Atenção Básica, realizando a integração entre serviços de saúde e a comunidade, com ações nos domicílios e comunitárias, individuais ou coletivas, atendendo um território específico.

Para a coordenadora da Atenção Básica no Município, Danielle Cardoso, a formação dos agentes é essencial para o trabalho de prevenção de doenças e promoção da saúde. "Eles precisam passar por esses momentos de capacitação para eles ter uma visita e uma orientação qualificadas. A formação é o momento em que a gente vai conseguir integrar eles e proporcionar conhecimentos para eles levarem à comunidade os temas tratados hoje", declarou a enfermeira.

A cobertura dos agentes comunitários de saúde em Abaetetuba foi ampliada recentemente, como resultado do ingresso de 150 novos agentes, via processo seletivo, para melhor atender à população. Daí o reforço na importância de realizar essa jornada, conforme pontua a prefeita Francineti Carvalho. "Na nossa gestão realizamos um novo processo seletivo, que havia anos que não acontecia, recebemos cerca de mais de 100 ACS's, novos ACS's, pudemos expandir o serviço para localidades que estavam descobertas. Portanto, se tornou ainda mais necessário proporcionar esses momentos de integração e, além de tudo, de conhecimento.", avaliou a gestora.

Devido ao grande quantitativo, a formação foi dividida em dois momentos, sendo este primeiro voltado aos 250 agentes comunitários de saúde que atuam na área urbana. Os agentes em atividade na zona rural (ilhas e estradas) passarão pela jornada formativa no próximo mês de janeiro.

Abaetetuba é o quarto município com maior número de agentes comunitários de saúde em atuação em todo o Estado do Pará, com 438 ACS em atuação, distribuídos na área urbana, zona rural e território das águas.

(Texto: Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#CasadoEmpreendedor Há 46 dia(s)

CASA DO EMPRENDEDOR PROMOVE CURSO MARKETING DIGITAL

A Casa do Empreendedor pomove o Curso Marketing Digital; Venda mais neste Natal!, inscrições no link abaixo.

#MeioAmbiente Há 75 dia(s)

Audiência Pública discute propostas para diminuir poluição sonora em Abaetetuba

O bairros que mais causam poluição sonora são Algodoal, em primeiro lugar, seguido do São Lourenço e em terceiro lugar o Centro.

#COVID-19 Há 79 dia(s)

Vacinação contra Covid-19 continua em Abaetetuba

Também continua no calendário do município a vacina contra a paralisia infantil.

#ValorizaçãoDoServidor Há 88 dia(s)

Prêmio Célio Santana reconhece e valoriza trabalho de servidores municipais

Funcionalismo municipal elegeu os destaques de cada secretaria de governo, em reconhecimento aos méritos profissionais e ao bom desempenho no servir ao público

#AssistênciaSocial Há 92 dia(s)

Festa de Halloween marca encerramento do semestre do projeto Girândola

Atualmente as oficinas promovidas são de incentivo a leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres.

#ÁguaTratada Há 93 dia(s)

Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

#Mobilidade Há 96 dia(s)

Saiba o cronograma de transportes gratuitos para votação no domingo

Serão disponibilizados 43 ônibus e 102 embarcações, abrangendo todo o território municipal

#NovoMercadoMisto Há 97 dia(s)

Reforma vai garantir mais acessibilidade e saúde nos mercados municipais

O projeto está em fase de publicação para o Processo Licitatório e segue algumas etapas até início das obras. Todos os próximos passos, serão informados em nossos canais oficiais.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito