NOTÍCIAS

24-NOV-2022

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#Saúde POR NATALIA 24 DE NOVEMBRO DE 2022

A jornada formativa capacita e integra os agentes para fortalecimento da Atenção Básica no município

Integrar, valorizar e capacitar os agentes comunitários de saúde para fortalecer a atenção primária e reforçar o trabalho de promoção de saúde e prevenção de doenças no município, garantindo mais cuidado para toda a população. Esses foram os objetivos da jornada formativa para os agentes comunitários de saúde realizada nos dias 22 e 23 de novembro pela Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A programação contou com dinâmicas de integração e a abordagem de três temas fundamentais para a atuação cotidiana dos agentes e deu início a um processo de formação continuada para fortalecer a Atenção Básica no município, conforme revelou o Secretário Municipal de Saúde, Charles Tocantins. "Trabalhamos três temas básicos: saúde mental, que aumentou muito após a pandemia; Doença de Chagas, já que Abaetetuba é um município endêmico para Chagas; e Infecções Sexualmente Transmissíveis. E a partir do próximo ano, vamos fazer um programa forte de qualificação desses agentes", pontuou o titular da SESMAB.

Os agentes comunitários de saúde compõem as equipes multiprofissionais do serviço da Atenção Básica, realizando a integração entre serviços de saúde e a comunidade, com ações nos domicílios e comunitárias, individuais ou coletivas, atendendo um território específico.

Para a coordenadora da Atenção Básica no Município, Danielle Cardoso, a formação dos agentes é essencial para o trabalho de prevenção de doenças e promoção da saúde. "Eles precisam passar por esses momentos de capacitação para eles ter uma visita e uma orientação qualificadas. A formação é o momento em que a gente vai conseguir integrar eles e proporcionar conhecimentos para eles levarem à comunidade os temas tratados hoje", declarou a enfermeira.

A cobertura dos agentes comunitários de saúde em Abaetetuba foi ampliada recentemente, como resultado do ingresso de 150 novos agentes, via processo seletivo, para melhor atender à população. Daí o reforço na importância de realizar essa jornada, conforme pontua a prefeita Francineti Carvalho. "Na nossa gestão realizamos um novo processo seletivo, que havia anos que não acontecia, recebemos cerca de mais de 100 ACS's, novos ACS's, pudemos expandir o serviço para localidades que estavam descobertas. Portanto, se tornou ainda mais necessário proporcionar esses momentos de integração e, além de tudo, de conhecimento.", avaliou a gestora.

Devido ao grande quantitativo, a formação foi dividida em dois momentos, sendo este primeiro voltado aos 250 agentes comunitários de saúde que atuam na área urbana. Os agentes em atividade na zona rural (ilhas e estradas) passarão pela jornada formativa no próximo mês de janeiro.

Abaetetuba é o quarto município com maior número de agentes comunitários de saúde em atuação em todo o Estado do Pará, com 438 ACS em atuação, distribuídos na área urbana, zona rural e território das águas.

(Texto: Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 9 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 15 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 18 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 21 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 21 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 22 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 23 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito