NOTÍCIAS

09-MAR-2023

Novo aumento do polígono de risco na área do deslizamento nos bairros São José e São João

Com base em estudos técnicos, foi efetivada a ampliação da área de risco e consequente desocupação de mais imóveis nos bairros São José e São João

#DefesaCivil POR NATALIA 09 DE MARÇO DE 2023

Operação realizada na manhã de hoje (09) aumentou o isolamento e desativou o fornecimento energia na área desocupada

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (9) promoveu uma nova ampliação do polígono de risco e isolamento da área onde ocorreu o deslizamento de terra nos bairros São José e São João, em Abaetetuba.

"Hoje, dia 9 de março, às 09 horas, nós desencadeamos a operação do segundo aumento do polígono de risco. Isso nos dá três movimentações nesse sentido. Hoje provavelmente será o último movimento de aumento de risco", declarou Augusto Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal e do Comitê de Sistema de Comando em Desastre.

A decisão do Comitê se deu com fundamento nos resultados obtidos nos estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, que apontaram alto risco para toda a área isolada, que já alcança 42 mil metros quadrados.

A desocupação da nova área vai se dar de forma ordenada, após o cadastro das novas famílias afetadas e encaminhamento para o recebimento dos benefícios assistenciais. Duas famílias vinham apresentando resistência na desocupação da área anteriormente definida e hoje concordaram em retirar-se definitivamente dos imóveis localizados na área do segundo polígono.

A pedido do Comitê foi realizada a interrupção do fornecimento de energia na área já desocupada, a fim de reduzir os riscos na área e evitar o retorno dos moradores para a situação de risco apresentada, haja vista a insistência de alguns moradores em retornar para os imóveis, mesmo diante dos esclarecimentos prestados pela Defesa Civil.

"Algumas pessoas não entenderam ainda qual é a gravidade, qual é o risco. Ele pode não se apresentar fisicamente, mas nós temos um risco no solo. Por isso a necessidade da desocupação. E nesse processo uma das ações é desligar a energia das casas", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal.

Desde o dia 24 de fevereiro a Prefeitura de Abaetetuba monitora a situação ocasionada pelo movimento de massa verificado na margem do Rio Maratauira, na altura da Rua Dom Pedro I. No dia 26 de fevereiro o deslizamento provocou danos físicos e desencadeou diversos danos sociais, os quais a Prefeitura, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal atua para minimizar.

Em 26 de fevereiro o Decreto Municipal nº 157/2023 declarou Situação de Emergência nas áreas do município de Abaetetuba afetadas pela erosão de margem fluvial por 180 dias. Em 27 de fevereiro, o decreto foi homologado pelo Governo Estadual e em 1º de março a situação foi reconhecida em nível Federal, por portaria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 27 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 29 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 29 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 30 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 34 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 35 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 36 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 41 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito