NOTÍCIAS

09-MAR-2023

Novo aumento do polígono de risco na área do deslizamento nos bairros São José e São João

Com base em estudos técnicos, foi efetivada a ampliação da área de risco e consequente desocupação de mais imóveis nos bairros São José e São João

#DefesaCivil POR NATALIA 09 DE MARÇO DE 2023

Operação realizada na manhã de hoje (09) aumentou o isolamento e desativou o fornecimento energia na área desocupada

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (9) promoveu uma nova ampliação do polígono de risco e isolamento da área onde ocorreu o deslizamento de terra nos bairros São José e São João, em Abaetetuba.

"Hoje, dia 9 de março, às 09 horas, nós desencadeamos a operação do segundo aumento do polígono de risco. Isso nos dá três movimentações nesse sentido. Hoje provavelmente será o último movimento de aumento de risco", declarou Augusto Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal e do Comitê de Sistema de Comando em Desastre.

A decisão do Comitê se deu com fundamento nos resultados obtidos nos estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, que apontaram alto risco para toda a área isolada, que já alcança 42 mil metros quadrados.

A desocupação da nova área vai se dar de forma ordenada, após o cadastro das novas famílias afetadas e encaminhamento para o recebimento dos benefícios assistenciais. Duas famílias vinham apresentando resistência na desocupação da área anteriormente definida e hoje concordaram em retirar-se definitivamente dos imóveis localizados na área do segundo polígono.

A pedido do Comitê foi realizada a interrupção do fornecimento de energia na área já desocupada, a fim de reduzir os riscos na área e evitar o retorno dos moradores para a situação de risco apresentada, haja vista a insistência de alguns moradores em retornar para os imóveis, mesmo diante dos esclarecimentos prestados pela Defesa Civil.

"Algumas pessoas não entenderam ainda qual é a gravidade, qual é o risco. Ele pode não se apresentar fisicamente, mas nós temos um risco no solo. Por isso a necessidade da desocupação. E nesse processo uma das ações é desligar a energia das casas", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal.

Desde o dia 24 de fevereiro a Prefeitura de Abaetetuba monitora a situação ocasionada pelo movimento de massa verificado na margem do Rio Maratauira, na altura da Rua Dom Pedro I. No dia 26 de fevereiro o deslizamento provocou danos físicos e desencadeou diversos danos sociais, os quais a Prefeitura, com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal atua para minimizar.

Em 26 de fevereiro o Decreto Municipal nº 157/2023 declarou Situação de Emergência nas áreas do município de Abaetetuba afetadas pela erosão de margem fluvial por 180 dias. Em 27 de fevereiro, o decreto foi homologado pelo Governo Estadual e em 1º de março a situação foi reconhecida em nível Federal, por portaria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 9 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 15 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 18 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 21 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 21 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 22 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 23 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito