NOTÍCIAS

26-OUT-2023

Inaugurada escola resultado de parceria entre Abaetetuba e Japão

A escola São João Batista, na comunidade rural do Maringá, foi construída com rescursos do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana do Consulado Japonês.

#Educação POR NATALIA 26 DE OUTUBRO DE 2023

A Vila Maringá, comunidade localizada às margens da PA-151, há 18 km da sede do município de Abaetetuba, esteve em festa no dia 18 de outubro. Nesta data, foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São João Batista. O novo prédio foi recebido com alegria e orgulho pelos moradores, já que antes, os estudos ocorriam em um local improvisado. "Nós trabalhávamos no centro comunitário, e lá era um ambiente bastante desfavorável para as crianças", relata Ana Célia, diretora da escola.

As novas instalações são amplas e confortáveis, com quatro salas de aula, cozinha, sala dos professores e banheiros. A estrutura vai proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem aos professores e aos 250 alunos da educação infantil e ensino fundamental atendidos pela unidade escolar. "Lá (na escola improvisada) era mais diferente, mais desajeitado", conta Patrício Neto, matriculado na educação infantil. "Mas essa escola, agora, eu gostei muito, é mais ajeitada do que aquela outra", assinalou o estudante.

O local abrigará, ainda, cem alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Nossa expectativa é que (essa escola) dê continuidade em algumas coisas que estavam pendentes há muito tempo", segundo Rosa Maria, aluna do EJA. "Para nós, como aluno, a gente quer que melhore, como eu, com 63 anos, ainda tenho vontade de alguma coisa, conhecer as coisas melhores que vierem para a gente", declarou.

Essa realidade começou a mudar quando o município de Abaetetuba, através da Secretaria Municipal de Educação, inscreveu um projeto no edital do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e Segurança Humana (APC), uma iniciativa do Governo do Japão, que apoia projetos humanitários voltados para comunidades que necessitam de desenvolvimento socioeconômico, educacional e na saúde. O Projeto de Cooperação Econômica, celebrado pelo Consulado Japonês e a Prefeitura de Abaetetuba, destinou R$ 409.384, 26 para a construção do estabelecimento.

"Ao tomarmos ciência do edital, imediatamente colocamos Abaetetuba nessa concorrência", explica Jefferson Felgueiras, secretário municipal de educação. "Escrevemos a proposta, concorremos com muitos outros municípios e chegamos à final", conta o gestor.

O representante da Comunidade Jocivaldo da Costa comemorou: "agora as crianças vão poder aprender melhor, os professores vão ensinar melhor, além das outras localidades da região, que também serão beneficiadas", declarou a liderança local.

E o dia da inauguração, enfim, chegou. Presente ao ato, o cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, disse que esse momento representa um novo tempo de "desenvolvimento econômico dessa região (a partir da educação)". Já, a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho destacou o trabalho de equipes interdisciplinares que se empenharam na elaboração do projeto, "com a participação de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, sociólogos e a orientação do secretário de educação". Francineti ressaltou que, também, fez parte da elaboração do projeto. "É uma área que eu gosto bastante é de escrever projetos na área social e de educação. Então, o município se inscreveu, construiu o projeto, apresentou uma série de documentos e mostrou que já participamos de outros editais semelhantes. Então, isso (a experiência) nos ajudou bastante", pontuou a prefeita.

A inauguração foi uma verdadeira integração entre Japão e Abaetetuba, com decoração temática e gastronomia de ambas as culturas, além de uma apresentação do grupo "Taiko Kyoumei", de Tomé-Açu, um município com forte presença japonesa na Amazônia, promovendo uma verdadeira celebração da amizade e a cooperação entre as nações.

Texto: Ramon Pinheiro e Naldo Araújo - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#FestivalDoMiriti Há 4 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 9 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 12 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 30 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 31 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 37 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 40 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 43 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito