Parte das famílias retiradas da área dos bairros São José e São João poderá retornar gradativamente aos imóveis, após liberação pelos órgãos competentes
No dia 7 de dezembro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Abaetetuba reuniu com os afetados pelo deslizamento de terra nos bairros São José e São João para anunciar que a revisão da classificação de risco na área vai possibilitar o retorno, ordenado e gradual, de grande parte das famílias aos seus imóveis.
De acordo com o órgão, a decisão foi apoiada com base em novos estudos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, e em vistorias do Corpo de Bombeiros, que também monitora a situação em conjunto com a Defesa Civil.
Relatórios feitos pelo CPRM e Secretaria de Estado de Obras Públicas mostram que a área do polígono de risco diminuiu, porém ainda não é possível realizar a desinterdição total das casas. "O monitoramento diário realizado pelos Bombeiros Militares e Defesa Civil na área afetada continuará", informou o coordenador municipal da Defesa Civil, Márcio Negrão.
Dos 224 imóveis afetados, 131 terão permissão para retorno dos moradores e 93 permanecerão sob interdição. O retorno será coordenado e acompanhado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Assistência Social.
Após a reunião, as 131 famílias que retornarão às suas moradias foram atendidas separadamente por técnicos da Defesa Civil para que informassem os serviços necessários para a realização de suas mudanças, como o fornecimento de transporte e religação da energia elétrica dos imóveis.
Márcio Negrão informou que o retorno das famílias para suas residências já tem data definida: "Fizemos um cronograma e esse retorno será a partir da próxima quarta-feira, do dia 13 a 19 deste mês". As mudanças serão realizadas por meio de agendamento com a Defesa Civil, de acordo com o dia destinado à cada área liberada.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA
Revisão: Naldo Araújo - Ascom/PMA