NOTÍCIAS

04-JAN-2024

Comunidade Igarapé São José comemora inauguração da primeira Escola Municipal na localidade ribeirinha

A escola foi construída pela Prefeitura de Abaetetuba em parceria com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação

#Educação POR NATALIA 04 DE JANEIRO DE 2024

Um momento pra ficar marcado na memória e no coração dos moradores da Comunidade ribeirinha Igarapé São José, localizada às margens do Rio Capim, nas ilhas de Abaetetuba. Na manhã do dia 13 de dezembro, foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São José, que atenderá aproximadamente 33 crianças, divididas em turmas do Ensino Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A escola,que por gerações funcionou em locais improvisados, agora conta com duas salas de aula, ventiladores, bebedouro, mesas e cadeiras novas, refeitório, dois banheiros, secretaria e uma caixa d'água. "É um sonho realizado que não foi apenas da minha geração, a que veio antes também sonhou", disse o Professor-coordenador Rafael Costa.

O prédio da unidade de ensino da Comunidade Igarapé São José agora faz parte da estrutura da rede municipal de ensino, que conta com 80 instituições educacionais municipais existentes nas 72 ilhas de Abaetetuba. Para essa construção a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da Secretaria de Educação, contou com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Para Dona Maria Oscarina (41), ex-aluna e mãe de uma das crianças estudantes, a inauguração foi um momento de muita emoção: "Havia 31 anos que esperávamos por este momento. As crianças estão muito ansiosas para estudar nessa escola que vai trazer só melhorias para nossa educação e ajudá-los a serem bons cidadãos", declarou a moradora, que doou parte de suas terras para a construção dessa escola.

A Comunidade ribeirinha, com aproximadamente 206 moradores, também poderá utilizar o espaço para outros fins. A Prefeita Francineti Carvalho destacou a multifuncionalidade das instalações: "a escola é a maior estratégia de empoderamento de uma comunidade. Este espaço muitas vezes acolhe a campanha de vacina, ações de educação de saúde bucal. Um equipamento importantíssimo que garante o direito a essas crianças uma educação de qualidade", assinalou a gestora.

Texto: Ramon Pinheiro - ASCOM/PMA

Revisão: Naldo Araújo - ASCOM/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 4 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola reformada à população

Com essa unidade, a Administração Municipal alcança o marco de cinco escolas reformadas devolvidas à população nos dois primeiros meses deste ano

#Tecnologia Há 5 dia(s)

Prefeitura promove treinamento para implantação de serviços digitais

A formação teve como objetivo preparar contadores,empreendedores e público em geral para lidar com as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Administração Municipal.

#FestivalDoMiriti Há 5 dia(s)

MiritiFest 2024: Prefeitura realiza escuta dos artesãos para construção da 20ª edição do festival

Artesãos e represetantes da gestão municipal dialogaram para a construção de mais uma edição histórica do tradicional festival cultural abaetetubense.

#Empreendedorismo Há 6 dia(s)

Abaetetuba participa de evento sobre desenvolvimento regional promovido pelo Sebrae/Pa

Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.

#SeloUnicef Há 6 dia(s)

Meu Nuca é Topity: Prefeita recebe jovens premiados em maratona nacional do Selo Unicef

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Abaetetuba foi destaque na maratona para divulgar o chatbot que tem como objetivo melhorar a autoestima de adolescentes

#Habitação Há 11 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza atualização cadastral do Programa "Minha Casa, Minha Vida"

Todos os inscritos da faixa 1 - Residencial Chico Narrina devem comparecer ao Setor de Habitação para atualização da demanda.

#Gestão Há 11 dia(s)

Trabalho integrado da Prefeitura e Governo do Pará garantem mais benefícios para Abaetetuba

O município foi contemplado com os Programas “Sua Casa”, “Regulariza Pará" e recebimento de novas viaturas policiais.

#Carnaval Há 12 dia(s)

Carnaval Abaetetuba 2024: planejamento garantiu eficácia do serviço de limpeza e coleta seletiva no corredor da folia

Cerca de 50 funcionários realizam as ações de varrição, coleta seletiva e lavagem do corredor da folia e arredores

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito