Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.
Dando continuidade à programação da "Semana Azul" dedicada ao trabalho de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convidou diversas entidades que amparam estudantes autistas para participar, nesta quarta-feira (3) da roda de conversa intitulada "Rede de Apoio à Inclusão Social e Educacional dos Estudantes com Autismo no Sistema de Educação em Abaetetuba".
O objetivo é tornar o sistema educacional cada vez mais inclusivo, aumentar o número de vagas para alunos com TEA e promover um ensino especializado de maior qualidade para os estudantes.
Entre as entidades participantes estiveram a Associação de Pais e Amigos Excepcionais- Apae, Associação Milton Melo, Casa Elene, Instituto Larissa Negrão , Coordenação de Educação Especial da Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Abaetetuba. O evento foi realizado no auditório da Semec, localizado na Rua Pedro Rodrigues.
A gestora da Apae, Rosenilda Farias, destacou a importância do encontro entre as entidades que assistem estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avaliou o trabalho de inclusão realizado no município. "A rede precisa estar unificada para que possamos, em conjunto, dar as mãos e nos ajudarmos, assim as instituições de poder público poderão oferecer um atendimento de maior qualidade para as pessoas que tanto precisam", afirmou.
O Secretário de Educação, Jefferson Felgueiras, pontuou que todas as instituições especializadas no atendimento de pessoas com TEA no município, contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento da rede de apoio no trabalho de inclusão social "Todas as entidades que têm pactuação com o Governo Municipal compartilharam suas peculiaridades de atendimento, números de atendidos, além de fazerem suas propostas que irão promover a inclusão com equidade social", salientou.
Criação do banco de dados
Na ocasião, a Diretora Assistencial da Casa Elene, Mariane Bitencourt, anunciou a parceria com a Prefeitura Municipal na criação do Banco de Dados que reunirá informações de todas as pessoas com TEA atendidas em Abaetetuba. O intuito é diminuir a demanda reprimida, ou seja, evitar que uma única pessoa seja assistida em vários pontos de atendimento causando a diminuição de vagas. Com o novo sistema de controle, o número de atendidos será ampliado, possibilitando que mais pessoas usufruam dos espaços e serviços especializados.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA
Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA