NOTÍCIAS

03-ABR-2024

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA POR YASMIN NOGUEIRA 03 DE ABRIL DE 2024

Dando continuidade à programação da "Semana Azul" dedicada ao trabalho de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convidou diversas entidades que amparam estudantes autistas para participar, nesta quarta-feira (3) da roda de conversa intitulada "Rede de Apoio à Inclusão Social e Educacional dos Estudantes com Autismo no Sistema de Educação em Abaetetuba".

O objetivo é tornar o sistema educacional cada vez mais inclusivo, aumentar o número de vagas para alunos com TEA e promover um ensino especializado de maior qualidade para os estudantes.

Entre as entidades participantes estiveram a Associação de Pais e Amigos Excepcionais- Apae, Associação Milton Melo, Casa Elene, Instituto Larissa Negrão , Coordenação de Educação Especial da Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Abaetetuba. O evento foi realizado no auditório da Semec, localizado na Rua Pedro Rodrigues.

A gestora da Apae, Rosenilda Farias, destacou a importância do encontro entre as entidades que assistem estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avaliou o trabalho de inclusão realizado no município. "A rede precisa estar unificada para que possamos, em conjunto, dar as mãos e nos ajudarmos, assim as instituições de poder público poderão oferecer um atendimento de maior qualidade para as pessoas que tanto precisam", afirmou.

O Secretário de Educação, Jefferson Felgueiras, pontuou que todas as instituições especializadas no atendimento de pessoas com TEA no município, contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento da rede de apoio no trabalho de inclusão social "Todas as entidades que têm pactuação com o Governo Municipal compartilharam suas peculiaridades de atendimento, números de atendidos, além de fazerem suas propostas que irão promover a inclusão com equidade social", salientou.

Criação do banco de dados

Na ocasião, a Diretora Assistencial da Casa Elene, Mariane Bitencourt, anunciou a parceria com a Prefeitura Municipal na criação do Banco de Dados que reunirá informações de todas as pessoas com TEA atendidas em Abaetetuba. O intuito é diminuir a demanda reprimida, ou seja, evitar que uma única pessoa seja assistida em vários pontos de atendimento causando a diminuição de vagas. Com o novo sistema de controle, o número de atendidos será ampliado, possibilitando que mais pessoas usufruam dos espaços e serviços especializados.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ConferênciadeMeioAmbiente Há 2 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#FestivalDoMiriti Há 9 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 14 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

#FestivalDoMiriti Há 17 dia(s)

Miriti Fest 2024: Prefeitura de Abaetetuba lança a 20ª edição do maior festival de artesanato em miriti

O evento foi marcado por palestra com orientações sobre Economia Criativa para mais de trinta artesãos.

#MeioAmbiente Há 35 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 36 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 42 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 45 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito