Apoiador da Festividade, o Poder Público Municipal abrilhantou a festa com a tradicional homenagem executada nos metros finais da procissão principal
No domingo 26, os fiéis de Nossa Senhora da Conceição participaram da maior manifestação religiosa da igreja católica no município de Abaetetuba. Com o tema: "Bem aventurada aquela que acreditou!", o Círio 2023 levou milhares de romeiros às ruas para um momento de reflexão e fortalecimento da fé.
A programação oficial da festa iniciou na noite de terça-feira 21 com a acolhida da imagem original da Padroeira do município. Na manhã de sábado 24, centenas de pessoas participaram do Círio Fluvial e, no final daquele mesmo dia, foi realizada a Trasladação, que conduziu a imagem de N. Sra da Conceição até a Igreja do Cristo Redentor, de onde saiu o Círio, no domingo, após a Santa Missa, rumo à Catedral.
Numa caminhada de aproximadamente duas horas e meia, os devotos emocionados seguiram a berlinda, entoando cantos e orações que se intensificaram com as homenagens que a Santa recebeu pelo caminho.
Para abrilhantar ainda mais a procissão, durante os metros finais da principal romaria, a Prefeitura de Abaetetuba também prestou homenagens à Nossa Senhora da Conceição e ao seu povo. A cantora Liah Soares participou do momento de fé cantando no palco montado em um dos trechos por onde passava o rio de gente. "É um momento muito esperado por mim. Sou muito acolhida pelo povo de Abaetetuba. É muito linda a forma como as pessoas se preparam para tudo isso e estar aqui presenciando faz com que eu me sinta filha da terra", declarou a artista.
A Prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho, destacou a relevância da festividade para o fortalecimento da fé e para o fomento das atividades econômicas no município "Essa festa linda, mais um ano em que a prefeitura municipal de Abaetetuba promove homenagem à nossa senhora, nossa padroeira. Uma festa de religiosidade, mas também de oportunidades para movimentar a economia, o turismo. Um feliz e abençoado Círio!", ressaltou a gestora.
"CÍRIO NATALINO"
Durante o mês de novembro, o governo municipal, que todos os anos apoia a celebração religiosa, fez questão de ornamentar, antecipadamente, o "Arco da Padroeira" que anuncia o início dos festejos. Além disso, o natal chegou mais cedo na cidade, com as ruas e diversos locais públicos decorados com itens natalinos, deixando o município em clima bastante festivo.
Segundo a Secretária de Administração, Jacilene Negrão, o "Círio Natalino" é o anúncio de dois momentos bastante aguardados pela população. "Em Abaetetuba, as pessoas costumam decorar suas casas, semanas antes do Natal. Então, nós, enquanto gestão, desde o dia 3 de novembro decoramos vários pontos da cidade com adereços de tema natalino e ornamentamos o "Arco da Padroeira", localizado na Rua Dom Pedro II, para a festividade de Nossa Senhora da Conceição realizada na última semana deste mês".
A gestão municipal também participou efetivamente do Círio Fluvial, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, organizando a logística para que a imagem da Santa Peregrina acompanhada de seus devotos, pudesse ser levada pelos rios, por onde chegou ao município, pelas mãos de Francisco Azevedo Monteiro, em meados do século XVIII.
Outro momento importante será a participação de quatro artistas representando a Fundação Cultural Abaetetubense na programação do "Círio Musical" que ocorre nas noites de festividade, na Concha Acústica e na barraca ao lado da catedral.
Além das homenagens para a Padroeira da cidade e preparação para o Natal, o Governo Municipal promoveu serviços de manutenção na infraestrutura do município, como capina e roçagem no trevo da Colônia Velha e Praça do Portal, por onde chegam os visitantes. A praça do Cristo Redentor, Centro Comercial, Terminal Rodoviário e rotas das por onde passam as procissões do Círio também receberam as ações realizadas pela Gestão do Cuidado.
HISTÓRIA E RELIGIOSIDADE
De acordo com a história do município, O português Francisco Monteiro, enfrentou uma violenta tempestade quando viajava pelo rio Pará. O lusitano pediu à Santa proteção para si e a sua família que viajava numa pequena embarcação. Como cumprimento da promessa, Francisco Azevedo mandou construir uma capela, onde hoje é a orla da cidade. Depois, trouxe de Portugal uma imagem de N.Sra. da Conceição esculpida em cedro mogno da Amazônia, e junto à Coroa adquiriu a área do atual município de Abaetetuba. A partir de então, o pequeno aglomerado passou a ser denominado Vila de Nossa Senhora da Conceição de Abaeté.Abaetetuba é banhada pelo rio Maratauíra, afluente do rio Tocantins, e possui 72 ilhas.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA
Edição: Naldo Araújo - Ascom/PMA