02-DEZ-2023

Dezembro Vermelho: Prefeitura promove campanha de prevenção conscientização sobre HIV e outras IST's

Diversas ações serão realizadas durante a programação iniciada com um evento na Praça do CEU, com oferta de diversos serviços de saúde como testes rápidos e orientações

#Saúde POR NATALIA 02 DE DEZEMBRO DE 2023

No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Abaetetuba abriu oficialmente a Campanha "Dezembro Vermelho: IST Não! Atenção, cuidado e prevenção!". A programação, qie se estenderá por todo esse mês dedicado à conscientização sobre HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE). Nesse período serão intensificadas as ações de conscientização, prevenção, assistência e orientação sobre a prevenção, cuidado e também sobre proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, no município.

A ação de lançamento da campanha ocorreu no Centro de Artes e Esportes, no bairro São Sebastião. Foram ofertados serviços de saúde, como orientações sobre IST 's, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além da distribuição de folders e panfletos informativos e da entrega gratuita de preservativos. "É uma forma de chamar atenção para a população ter acesso ao diagnóstico precoce", informou Rômulo Costa, diretor do CTA. "Às vezes as pessoas se infectam, vivem com o vírus e nem sabem, mesmo existindo formas de prevenção e tratamento", assinalou.

O coordenador do CTA também ressaltou a importância do Dia Mundial de Combate à Aids para tratar a discriminação contra quem vive com HIV: "É um dia específico, com combate ao preconceito. Apesar do Brasil ser um país de referência no mundo por tratar o HIV pelo SUS, ainda assim existe a questão do preconceito do qual chamamos a atenção, porque são essas situações que acabam interferindo na adesão do paciente", complementou.

Além das orientações e testes rápidos, o evento também promoveu uma programação cultural para o público que buscou os serviços. Entre as atividades, um aulão de dança e apresentação especial do grupo de dança dos idosos do CRAS São Sebastião.

A pescadora Maria do Socorro veio do Ramal do Pirocaba especialmente para participar do aulão de Zumba e aproveitou para fazer os testes: "Graças a Deus toda vez que faço nunca dá nada", relata. "Fico triste quando sei que alguma pessoa tem a doença. Eu me cuido, apesar de já ter tido dois AVCs, me recuperei e sempre que tenho oportunidade, participo dessas ações".

A iniciativa também contou com a participação da Fiocruz- Fundação Oswaldo Cruz- com o projeto-piloto "Integra Abaetetuba" que oferece testes rápidos para identificação da Doença de Chagas. Para realizar o teste é necessário ir a uma das 27 unidades básicas de saúde ou CTA de Abaetetuba, primeiro município amazônico a participar dos estudos. Segundo a coordenadora do projeto, ngela Junqueira, qualquer pessoa pode fazer o teste, porém existem grupos prioritários como mulheres em idade avançada, mulheres grávidas e pessoas que já tiveram a doença.

A instituição, criada em 1900, é vinculada ao Ministério da Saúde e abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas, prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde, além da fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico.

PREVENÇÃO E TESTAGEM SÃO FUNDAMENTAIS

O teste para identificação do Vírus HIV fica pronto em 20 minutos e pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no CTA/SAE e em uma Unidade Básica de Saúde. Caso o resultado seja reagente, ou seja, positivo, o paciente é direcionado ao CTA onde recebe acolhimento, passa por uma série de avaliações e, a partir de então, passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta de médicos infectologistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. Além disso, é garantido por lei, o direito ao sigilo ao paciente.

O boletim epidemiológico HIV/Aids publicado recentemente pelo Ministério da Saúde, registrou 622 casos de Aids no Pará até 31 de Outubro de 2023. Em Abaetetuba, segundo a coordenação do CTA/ SAE, o número de notificações é de aproximadamente 45 casos por ano, com maior índice na faixa etária de 19 a 29 anos.

Ainda de acordo com o Ministério Saúde, o uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.

O aposentado José Maria entende a necessidade de receber orientação e cuidar da saúde: "Quando a gente sabe que vai ter uma orientação, tem que aproveitar. Às vezes a gente contrai alguma coisa e não sabe o que é. Eu já participei de outras ações aqui, da próstata no mês passado. Eu me cuido", disse o idoso.

SERVIÇO

O Centro de Testagem e Acolhimento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) de Abaetetuba está localizado no endereço Travessa Padre Pimentel, n°264, esquina com a Rua Getúlio Vargas, no bairro Algodoal, em Abaetetuba.

Revisão: Susan Santiago - Ascom/PMA