A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Caetano Gomes Matias foi totalmente reformada pela primeira vez em sua história
A Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria de Educação, entregou à comunidade do Urubuputaua, localizada na Colônia Velha, a nova Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Caetano Gomes Matias, marcando um momento histórico para a educação no território.
A unidade educacional atende atualmente 25 alunos, do Maternal II ao 4º ano do Ensino Fundamental, funcionando no turno da manhã. Após ampliação e modernização, a escola está pronta para atender as necessidades da comunidade, integrada ao município de Abaetetuba em 2017.
A obra, realizada com recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), incluiu: construção de um poço artesiano e sistema de água; implantação de parquinho infantil; climatização das salas de aula; construção de banheiros adequados, incluindo para PCDs. Além disso, houve a aquisição de novos mobiliários, como mesas para o refeitório e cadeiras confortáveis, e equipamentos para a cozinha, como freezer, fogão e utensílios.
Para o secretário municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, a entrega do novo empreendimento educacional simboliza o esforço coletivo para garantir uma educação pública de qualidade: "Investir na melhoria da infraestrutura escolar é uma ação contínua. Nosso objetivo é atender a todas as 171 unidades educacionais da rede municipal."
Jefferson também destacou que, além dos investimentos nas estruturas físicas, a gestão municipal tem se dedicado na qualificação dos seus profissionais da educação, com a formação continuada e programas de alfabetização.
Ademilson Cardoso Martins, diretor escolar e morador da comunidade, celebrou a inauguração: "Como gestor, sinto-me realizado, e como morador, emocionado. Essa reforma e ampliação deixam um legado significativo. A nova estrutura foi pensada no bem-estar das crianças e na melhoria do ensino. A climatização, os equipamentos modernos e os utensílios para a cozinha facilitarão nosso trabalho e trarão mais conforto para os alunos."
Ademilson lembrou que, apesar da longa história da escola, esta é a primeira vez que ela recebe uma reforma completa: "Essa ampliação nunca havia sido feita antes. Agora temos uma escola linda, que representa o fortalecimento da educação no campo."
HISTÓRIA DA ESCOLA CAETANO GOMES MATIAS
A escola iniciou na década de 1940, em uma casa de família no Sítio Tapororoca, com a professora Francisca Matias. Nos anos 1980, o líder comunitário Caetano Gomes Matias, reconhecido por sua atuação política e religiosa, doou um terreno para a construção do prédio. A unidade recebeu seu nome em 2017, em homenagem ao legado de Caetano Gomes, e se tornou um símbolo da luta pela educação no campo.
Com a revitalização, a Escola Caetano Gomes Matias agora oferece um espaço moderno e acolhedor para atender às crianças do Urubuputaua contribuindo para o fortalecimento da educação rural em Abaetetuba.
Texto: Ramon Pinheiro- Ascom/PMA